Pericia Contabil
Ensaios: Pericia Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carol52 • 18/2/2015 • 685 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
História da Perícia Contábil
História:
A perícia contábil, conforme a própria designação é uma atividade desenvolvida pelo profissional contábil como forma de buscar esclarecimentos sobre fatos, objetos ou situações duvidosas, tendo como objetivo principal obter provas que possam esclarecer a verdade sobre a irregularidade ou regularidade em processos de litígio tanto da esfera judicial como da extrajudicial e também é utilizada como um instrumento de tomada de decisão para o magistrado na resolução de um processo.
O contador, ao decidir executar a profissão de perito contábil, deve estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade e estar completamente inteirado sobre as normas e leis que regem a perícia contábil.
Nos tempos antigos o líder dos grupos já trabalhava como perito legislador e executor de assuntos que necessitassem de sua aprovação ou auxilio. Conforme a humanidade foi se desenvolvendo, ela foi destituindo o poder centralizador de seus antigos líderes, e foi nesse ponto que a perícia tomou um pouco de independência até chegar à época atual.
PERITO CONTÁBIL
Perito é o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria periciada.
Para Antônio Lopes de Sá o profissional que executa a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades e qualidades que são: legal, profissional, ética, moral. A legalidade se dá pelo titulo de bacharel em Ciências Contábeis e o registro no Conselho Regional de Contabilidade, já a capacidade profissional é caracterizada por: conhecimento teórico da contabilidade; conhecimento prático das tecnologias contábeis; experiências em perícias; perspicácia; perseverança; sagacidade; conhecimento geral de ciências afins à Contabilidade; índole criativa e intuitiva.
PERICIA CONTÁBIL
A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científico destinado a levar á instancia decisórios elementos de prova necessários a subsidiar á justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação especifica no que for pertinente.
A Perícia é uma expressão que tem sua origem no latim, conferindo-lhe o significado de experiência, conhecimento e saber. Trata-se de um instrumento da comprovação da verdade, que faz jus a tal expressão, por ter em si a responsabilidade de averiguar os fatos e extrair deles a veracidade sobre a matéria periciada.
O trabalho pericial relaciona o que o perito deve fazer e como deve proceder de acordo com o objeto pericial. O nível adequado de conhecimento do Perito permite que este desempenhe sua função de maneira ordenada, pois, com intuito de torná-la compreensível e de manter a sua veracidade, objetiva explicitar a matéria fática. A execução de tal tarefa resulta na convicção que orientará a decisão.
Lopes de Sá, em suas considerações
...