Perseguição moral em organizações
Resenha: Perseguição moral em organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabsssss • 25/10/2014 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 150 Visualizações
Assedio moral nas organizações
O assédio moral é um processo realizado, no espaço do trabalho que traz consequências para a saúde do trabalhador, onde o assedia dor prejudica a vítima através de ataques sistematizados e repetidos, influenciando na saúde do trabalhador e na produtividade.
Em todo assédio moral há o problema com discriminação, não aceitação do outro, do abuso do poder, da negação do sujeito, sobrecarga de trabalho, desigualdades de salário, não valorização profissional, cobranças de metas, humilhações e constrangimentos. Além disso pode haver diferenciação pelo perfil de alguns trabalhadores como exemplo por ser mulher, negro, por trabalhar em uma empresa terceirizada, por ser rico ou pobre.
O assédio moral parte do principio da repetição ao longo do tempo das práticas de violência moral. As situações de desigualdades ou irregularidades gera nos trabalhadores um sentimento de medo de perder o emprego, de angústia, forte tensão, baixa autoestima. O respeito deve existir, pois se um funcionário foi selecionado para trabalhar em uma organização ele tem toda condição de ocupar aquele cargo.
Devemos prevenir o assédio moral pois a saúde é indispensável e serve de fundamento para o exercício de suas atividades e convívio social, inclusive no ambiente de trabalho.
...