Pesquisa Explicativa
Por: helmutestevam • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 1.470 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DOM PEDRO II
Curso Tecnólogo Gestão Comercial
HELMUT ARAUJO ESTEVAM, EVERTON, TAMARA, VIRGINIA e GABRIEL
PESQUISA DE MERCADO: PESQUISA EXPLICATIVA
SALVADOR
2016
HELMUT ARAUJO ESTEVAM
PESQUISA DE MERCADO: PESQUISA EXPLICATIVA – ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA
Trabalho de obtenção de nota do curso apresentado a Faculdade Dom Pedro II como requisito para a obtenção de nota parcial no curso Tecnólogo de Gestão Comercial na disciplina administração mercadológica, do 2º semestre. Docente: Emanuele Pereira
SALVADOR
2016
SUMÁRIO
1 RESUMO 4
2 INTRODUÇÃO 5
3 CONCEITO/DEFINIÇÃO 6
4 METODOS DE USOS NO PROJETO DE PESQUISA 7
5 TEMPOS DE CRISE: PESQUISA DE MERCADO – EXPLICATIVA ................... 8
6 CASE DE SUCESSO .................................................................................. 9
REFERENCIAS 10
1 - RESUMO
Entre os tipos de pesquisa de mercado, está a pesquisa explicativa, que busca coletar informações que justifiquem as ações, mantendo o objetivo final que é a solução e satisfação. É preciso organização para: Definir o tempo início e fim; O tema/motivo as razões e o porque; Alavancar as respostas; Apresentar os resultados.
Entender os problemas ou também as ações de sucesso aumentam as chances e oportunidades dentro do mercado haja vista que uma decisão administrativa para ser tomada depende da análise assertiva do cenário que o mercado oferece, até mesmo para se destacar e manter-se estável melhor ou igual aos concorrentes, é uma ferramenta de marketing que ajuda e auxilia nas tomadas de decisões dentro das organizações, entender para melhor atender os consumidores.
Nas próximas paginas vamos entender sobre definição, conceito, métodos de uso no projeto de pesquisa e como podemos usar este tipo de estudo no cenário político-econômico ao qual estamos submetidos.
2 - INTRODUÇÃO
Segundo Lakatos e Marconi (2001), a pesquisa explicativa registra, analisa, interpreta e identifica fatos e suas causas. Além disso, a pesquisa explicativa é considerada como a explicação do porquê dos fenômenos, sendo direcionada nas ciências físicas e naturais. Como exemplo, temos um objeto de estudo com variáveis que participam do processo, e a relação de dependência entre as mesmas variáveis
A pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011).
A pesquisa explicativa exige maior investimento em síntese, teorização e reflexão a partir do objeto de estudo. Visa identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo. Nas áreas tecnológicas, há a necessidade da utilização de métodos experimentais de modelagem e simulação para que os fenômenos físico-químicos sejam identificados para posteriormente serem explicados.
3 - CONCEITO/DEFINIÇÃO
Das formas de pesquisa existentes no mercado este tipo de pesquisa registra, analisa, interpreta e identifica fatos e suas causas visando ampliar, estruturar e definir teorias para manter modelos uniformes no universo de pesquisa ou ambiente produtivo gerando hipóteses pela logica obtida (Lakatos e Marconi, 2011). Assim, pelo fato desta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Embora a margem de erro represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa em sua aplicação prática. Segundo Gil (2007, p. 43), uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que esteja suficientemente descrito e detalhado.
Podemos inclusive afirmar que a pesquisa explicativa exige maior investimento em síntese, teorização, reflexão e na maioria das vezes usa as formas relativas da pesquisa experimental. Pois através de um estudo são identificados diversas variáveis que compõem o projeto e é possível perceber a relação de dependência existente entre estas variáveis. No final do projeto de pesquisa é possível interferir na realidade colocando em pratica estas variáveis apontadas. As pesquisas explicativas normalmente são classificadas como experimentais ou ex-postfacto, pois, por exemplo, nas áreas tecnológicas é preciso que os fenômenos físico-quimicos sejam identificados para serem explicados.
De acordo com Fonseca (2002), a pesquisa possibilita uma aproximação e um entendimento da realidade a investigar, como um processo permanentemente inacabado. Ela se processa através de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo subsídios para uma intervenção no real.
4 - METODOS DE USOS NO PROJETO DE PESQUISA
A metodologia é o estudo detalhado do caminho a ser seguido para atingir um determinado objetivo. Segundo Gonçalves (2001, p.26) “metodologia significa o estudo dos caminhos a serem seguidos, incluindo ai os procedimentos escolhidos”.
A pesquisa é um processo continuo e dinâmico que juntas compõem ações coordenadas, integradas e orientadas para tornar realidade um objetivo. Uma boa pesquisa ajuda a empresa a antecipar as mudanças, a uma melhor coordenação de seus esforços e a se preparar de forma eficaz para os eventos inesperados.
Nesse caso a metodologia aplicada para o uso da pesquisa EXPLICATIVA, se dá principalmente pelo experimento, uma vez que para comprovar fenômenos, geralmente, físico-quimicos, é preciso identifica-los para serem explicados afim de estruturar um modelo uniforme de ações conjuntas para direciona-las ao objeto fim da pesquisa.
...