Pessoas na educação infantil
Projeto de pesquisa: Pessoas na educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivi2029 • 20/11/2014 • Projeto de pesquisa • 979 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
A Ludicidade na Educação Infantil
MACEDO-GUARULHOS
2014
Sumário
A Ludicidade na Educação Infantil.................................4
Justificativa........................................................................4
Situação problema.............................................................5
Público alvo........................................................................5
Objetivo...............................................................................5
Embasamento teórico........................................................6
Percurso metodológico.....................................................7
Estratégia de ação pedagógica........................................8
Recursos............................................................................10
Cronograma de atividades...............................................10
Avaliação do projeto.........................................................11
Considerações finais........................................................11
Referências bibliográficas...............................................12
Brinquedos e brincadeiras de ontem
Justificativa
Este projeto tem como objetivo, apresentar a importância da Ludicidade na Educação Infantil.
Através do brincar, a criança experimenta, desenvolve a criatividade, habilidade, raciocínio e a imaginação, contribuindo na construção de sua autonomia, personalidade a em sua vida social.
Público alvo
Crianças de 4 a 5 anos.
Objetivos
Objetivo geral: Que os alunos conheçam e aprendam que com materiais recicláveis possam brincar com brinquedos do tempo de nossos pais e avós. E também que aprendam e ensinem aos seus pais e amigos como podem cuidar para não poluir o meio ambiente e assim valorizar o que ganham de seus pais.
Objetivos específicos: Comparar os brinquedos do presente com os brinquedos que nossos avós brincavam.
Embasamento teórico
Este artigo salienta a importância da reciclagem e de algumas matérias que jogamos fora na economia e na preservação do meio ambiente. Discutir com classe a necessidade de colocar o lixo no lugar adequado nunca no chão.
Elaborar atividades com matérias recicláveis em trabalhos manuais. Mostra as variedades que podemos fazer mediante as transformações com materiais reaproveitáveis. O ponto chave de todo esse trabalho foi a confecção de brinquedo com estes materiais coletados pelos alunos (peteca, chocalhos feito com copo de iogurte, cavalo de pau, caixa de leite para fazer fantoche, tampinha de garrafa).
Desenvolver, com muita criatividade, um trabalho diário, para a formação de cidadãos conscientes aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um mundo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade.
Educação ambiental
O desejo era de fazer algo que pudesse provocar o aprendizado individual e coletivo e estimular o pensamento crítico das crianças por meio de brincadeiras e brinquedos que estimulem a oralidade de cada criança e com isso, aumentando o seu vocabulário. Segundo Souza de Vargas 2002 "O brinquedo é peça fundamental no quebra-cabeça do desenvolvimento infantil, sendo muito difícil excluí-lo deste processo. Em situações de brincadeira, a criança constrói a consciência de realidade, possibilitando um maior entendimento das relações e fatos sociais reais."
O ato de brincar enriquece a identidade da criança porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas e a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens. Além de aprender brincando, exposições bem organizadas, farão as crianças sentir-se valorizadas, aumentando a auto-estima e reforçando a importância da reciclagem.
Ao ver uma criança brincando com seu lápis como se fosse um carrinho ou um cabo de vassoura que vira um cavalo ilusório a criança expressa o processo maravilhoso do "faz de conta", pelo qual se envolve num mundo imaginário onde os desejos não realizáveis,
...