Pim 1 Semestre
Monografias: Pim 1 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shigue • 22/11/2014 • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o papel da Automação Industrial vem sendo modificado fortemente na medida em que novos problemas surgem cada vez mais complexos. Os componentes de um sistema de automação evoluíram constantemente com os anos, desde os primeiros sistemas baseados em controle automático mecanizado, até os sistemas baseados nas tecnologias atuais como a microeletrônica.
O campo de atuação da automação foi expandido, rompendo os limites do ambiente de chão de fábrica, na medida em que novos tipos de processos foram surgindo. Com o crescente avanço da tecnologia, e a atual necessidade de informação em todos os campos, sistemas de automação modernos passam de simples automações de processos e equipamentos para automação de negócios, lidando com grandes quantidades de informação relevante. Questões como confiabilidade e segurança são fundamentais nesse sentido, e constituem um dos muitos desafios enfrentados pela automação moderna.
A área de automação industrial está sendo repensada em função do grande desenvolvimento experimentado pelas técnicas digitais. No contexto industrial, há algumas décadas os problemas de automação são cada vez mais importantes. O assunto é diversificado, pois abrange desde tópicos relativos à arquitetura de hardware e software, programação de controladores lógicos programáveis, controle de malhas contínuas até o gerenciamento estratégico de uma empresa, passando pela supervisão dos processos industriais e pela logística da produção.
JUSTIFICATIVA
O controle e automação das atividades industriais é um dos principais requisitos para odesenvolvimento econômico do país e para uma participação mais eficiente no sistemaprodutivo. A automação utiliza ferramentas lógicas e eletrônicas para controlar de formaautônoma e automática um sistema composto de componentes eletrônicos interligados viasoftware embarcado. Automatizar um processo é trazer inúmeros benefícios a sua produção.
Um processo de fabricação automatizado hoje na indústria, inclusive no ramo de fabricaçãode bebidas, significa um produto final com maior qualidade e mais competitividade devido afatores como padronização do processo e produto, rapidez de produção, produção programadae contínua, diminuição de desperdício e menores chances de errar. Evita contato do produtocom o humano, o que para a área de alimentos traz muito mais higiene ao processo,credibilidade e qualidade ao produto final. Apesar do alto investimento, o retorno é imediato.
Mas para que isto ocorra de forma efetiva um sistema de automação precisa dispor de uma série de informações gravadas no seu interior que lhe permite interagir com o ambiente.Estas informações geradas e inseridas no periférico controlador constituem a sua programaçãofeita em um software. O software é uma sequencia de linguagem e funções destinadas a umdispositivo tecnológico que irá incorporar conhecimento e inteligência sobre um dadoprocesso.
OBJETIVO GERAL
Elaborar um projeto de automação industrial para uma empresa de pequeno e médioporte na fabricação de bebidas isotônica baseado em esteira transportadora, controleautomático de temperatura e clp para controle do processo de vazão, gerenciado por um sistema supervisório.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Automatização do sistema de controle de Temperaturas dos Tanques;
• Automatização da maquina enchedora;
• Controle da velocidade da esteira;
• Automatização da estação de expedição.
• Gerenciar o funcionamento através de um Sistema Supervisório.
METODOLOGIA
O projeto em questão foi desenvolvido através de pesquisas e consultas a literaturasde programação eletrônicas e desenvolvimento de processos industriais. Inicialmente seráanalisada a empresa e seu ramo de negócio, a fim de idealizar um embasamento correto sobreesse tipo de atividade comercial, assim como um entendimento prático das atividades por elaexercidas. Em sequencia, serão apurados os requisitos principais, baseando-se nasdificuldades encontradas na situação atual. Também será observado o sistema que está sendoimplantado, identificando os recursos existentes no mesmo. Além disso, nessa etapa busca-sereconhecer as necessidades de automatização. O próximo passo visa realizar estudosreferentes às tecnologias existentes no que diz respeito à automação comercial. Interpretar ereconhecer ferramentas, periféricos e recursos em geral desse meio. Nessa etapa buscam-se, de forma complexa, conhecimentos referentes a sensores, leitores, programação,controladores, entre outras aplicações que se encaixam ao contexto. Pesquisam-se fórmulasexistentes que podem ser aplicadas nesse projeto de automação. A partir desses estudos,desenvolve-se uma metodologia de automação dos processos, visando atender os requisitosapontados na etapa de Matérias e Métodos contidos neste projeto.
.
REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta parte do projeto serão apontados as ferramentas e componentes utilizados nodesenvolvimento do circuito eletrônico para controle das atividades do sistema de automação supervisionado.
CAPÍTULO
...