Pipas Geradoras
Ensaios: Pipas Geradoras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglastanajura • 24/9/2014 • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 474 Visualizações
Universidade Federal de Sergipe
Projeto de pesquisa
Projeto de “Pipa geradora”
Aluno: Douglas Tanajura Barreto de Carvalho;
São Cristóvão
2013
Sumário
1 Introdução…………….……………………………………………………...3
2 Justificativa…………………………………………………………………..4
3 Hipótese………………...……..…..………………………………………....5
4 Objetivos…….………………….………………………………………..…..6
4.1 Objetivos gerais…….…….………………..…………………..…6
4.2 Objetivos específicos………….…………...……………………..6
5 Fundamentação Teórica……………………………………..……………….7
6 Metodologia………………………………………………………………….8
7 Cronograma..………………………………………………...………………9
8 Considerações……………………………………………………....………10
9 Bibliografia………………………………………………………..………..11
1. Introdução
Energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é adquirida através de fontes que são fundamentalmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma fornecimento finito.
A energia é uma contribuição básica em praticamente cada aspecto da atividade pessoal e de negócios. A energia está, de alguma forma, implicada na maior parte de atividades caseiras, como aquecimento, resfriamento, iluminação, transporte ou o uso de serviços ou produtos que necessitam de energia no seu fornecimento, por isso a importância de buscar, cada vez mais, fontes de eletricidade baratas e limpas.
Uma dessas formas de fontes alternativas é a eólica, que utiliza do vento como forma para gerar energia. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. A utilização de pipas no processo geração de eletricidade é uma inovação em energia eólica.
Pipas são objetos que voam baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador. A pipa não pode ser considerada somente um brinquedo. Na história temos Benjamin Franklin usando este artefato para provar que os raios eram feitos de grandes descargas de eletricidade (apesar de não haver evidências de que ele tenha realmente empinado uma pipa em um dia de relâmpagos). Santos Dumont usou pipas para encontrar o melhor meio de controlar um avião em vôo. Os chineses usavam as pipas com fins militares e, mesmo hoje em dia, elas têm mais um monte de utilidades.
O intuito deste trabalho é exatamente explorar a energia eólica através de pipas que, em conjunto com os ventos e alguns dispositivos, podem gerar energia elétrica. As “pipas eólicas” têm uso bem diverso e é uma forma criativa de geração de energia, além é claro, de ser uma energia limpa e renovável.
2. Justificativa
A utilização de algumas fontes energéticas acabam prejudicando o planeta, além de serem fontes não renováveis, a exemplo de usinas hidroelétricas, combustíveis fósseis e etc. Com isso, faz-se necessário a busca por fontes energéticas renováveis e que geram energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente, tais como, energia eólica e energia solar. Diante disso foi escolhido esse tema, como forma de otimizar a geração de energia elétrica através de energia eólica, pois o custo benefício desse projeto é bem favorável.
O intuito desse projeto não é substituir as fontes energéticas já existentes, mas sim complementá-las. Uma vez que essas "pipas" eólicas geradoras de energia elétrica não são muito estáveis, pois nem sempre os ventos são favoráveis, a energia elétrica gerada consegue abastecer uma população inteira, mas não seria cem por cento confiável, pois se não houver vento, não há geração de energia e, conseqüentemente, a população ficaria sem energia elétrica. Porém, trabalhando em conjunto com outras fontes energéticas, o rendimento seria extremamente alto.
3. Hipótese
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
4. Objetivos
4.1 Objetivos gerais
Verificar o comportamento, desenvolver e analisar as conseqüências de um protótipo alternativo (uma pipa) gerador de energia elétrica a partir da energia eólica que minimize o possível os impactos, tantos visuais quanto financeiro.
4.2 Objetivos específicos
- Desenvolver um aeromodelo, que suporte certo nível de peso.
-Desenvolver uma turbina com o mínimo de peso possível.
-Estudar
...