TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piper Alpha

Dissertações: Piper Alpha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

⦁ INTRODUÇÃO

A Piper Alpha , era uma plataforma de produção de petróleo. Devido a uma explosão seguida de incêndio, a plataforma foi totalmente destruída em 6 de julho de 1988, tendo 167 vítimas fatais, e apenas 62 tripulantes sobreviveram a tragédia.

A plataforma de grande porte mantinha uma produção de gás de dois poços, e de outros 24 poços mantinha a sua produção de óleo.

A instalação consistia em uma torre de perfuração em um lado, uma área de processamento e refino no centro, e alojamentos para sua tripulação no outro lado. Uma vez que Piper Alpha estava mais perto da costa que outras plataformas na área, tinha duas tubulações provenientes destas plataformas conduzindo à sua área de processamento. Esta instalação processava o gás proveniente das outras plataformas mais o petróleo extraído por ela mesma e então bombeava os produtos para a costa.

⦁ O Acidente...

Dia 6 de julho de 1988, um vazamento de condensado de gás natural que se formou sobre a plataforma incendiou-se, causando uma explosão enorme. A explosão iniciou incêndios secundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O fornecimento de gás causou uma segunda grande explosão que alastrou toda a plataforma. As pessoas ainda estavam saindo da plataforma após o incêndio e explosão iniciais. O maior problema foi que a maioria do pessoal que tinha autoridade para ordenar a evacuação morreu quando a primeira explosão destruiu a sala de controle. Um fato importante também, foi que a plataforma próxima, Tartan, continuou a bombear gás ao núcleo do fogo até que a tubulação interligando ambas plataformas rompeu-se devido ao calor, pois os operadores de Tartan não tinham autoridade para parar a produção, mesmo vendo que Piper Alpha estava queimando, além de não querem perder "dinheiro", eles não tinham a noção da gravidade do problema. Como diz a Lei de Murphy: Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. E foi isso que aconteceu, as turbinas que saem água para apagar o fogo, naquele momento estavam fechadas, pois estavam fazendo manutenção e havia um empedimento dos helicópteros chegarem no local devido ao fato da imensa fumaça que se encontrava no local de pouso.

⦁ A investigação do caso:

Em novembro de 1990, ele concluiu que o vazamento inicial de condensado era resultante de trabalho de manutenção sendo realizado simultaneamente numa bomba e sua válvula de segurança. A Occidental Petroleum foi declarada culpada de ter procedimentos de manutenção inapropriados.

⦁ Mas o que causou esse acidente?

Foram uma seqüência de erros que contribuíram para a magnitude do desastre, dentre ele um sistema de ordem de serviço antigo e não seguido à risca, pois o evento que iniciou a catástrofe foi a tentativa do turno da noite de ligar a bomba reserva, que estava inoperante por estar em manutenção. O pessoal do turno da noite desconhecia que esta bomba estava em manutenção, por não haver encontrado a ordem de serviço correspondente. Numa instalação industrial, o conhecimento das ordens de serviço em andamento é crucial para o andamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com