Planejamento Organizacional: Análise SWOT
Por: sara177 • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 336 Visualizações
Planejamento Organizacional: Análise SWOT
Acadêmicos: Sara Maria Alberti e Saymon Alberti.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Objetivo: Explicar o que é o planejamento organizacional por meio de um exemplo de empresa que atua até os dias de hoje com sucesso em vendas e que fez o seu negócio expandir através do planejamento, focando especificamente no segmento estratégico e utilizando em sua base a análise swot, esclarecendo também o que é essa análise por meio da contextualização da história da empresa que será citada no projeto.
O planejamento organizacional é um método que constitui um sistema de ações precisas para que a empresa ou a organização seja feito de forma eficiente/eficaz, para formar a realidade a qual é necessária chegar e aonde a empresa quer chegar, possibilitando a tomada de decisões com firmeza e clareza, com controle e fiscalização das ações no decorrer do trajeto para a meta determinada.
O planejamento organizacional é composto por três tipos de planejamentos, que são: Planejamento Operacional, Planejamento Tático e Planejamento Estratégico.
Conforme Marcondes, em seu artigo no Blog Gestão de Segurança Privada (2016), “O planejamento operacional são referentes aos grupos, equipes e indivíduos da organização, que estabelecem objetivos e metas para equipes e indivíduos”.
O planejamento tático é também renomado departamental, pois é referente à vários setores da empresa, com o objetivo de determinar metas e propósitos para os diferentes setores, citando como exemplos de planejamento tático: o plano de marketing, plano de produção, plano financeiro, plano de RH, entre vários outros.
E por fim, o planejamento estratégico:
Conforme Bezerra (2014),
“O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro, ele visa a racionalidade das tomadas de decisão e a alocação dos recursos organizacionais da forma mais eficiente possível, o que acaba gerando mudanças e inovações na companhia.”
É um recurso que faz com que as empresas consigam contrapor-se com rapidez em meio a algum tumulto no ambiente em que está atuando, dando destaque para a análise Swot, que faz um estudo sobre pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças no ambiente interno/externo da organização.
Segundo Bastos (2014) em seu artigo postado no site Portal da Administração, a análise Swot é usada para determinar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades dentro de uma organização, sendo utilizada pelo planejamento estratégico a fim de ter uma pesquisa no ambiente externo e interno da empresa/organização, desenvolvendo estratégias para melhorar/potencializar sua performance no mercado de trabalho.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Um exemplo de empresa que atua nos dias atuais a qual é um sucesso, levando para o mundo virtual a venda de produtos, a Amazon. Sendo pioneira de vendas de produtos online, tudo começou em meados de 1994 com o fundador Jeff Bezos, um engenheiro/empresário que ainda novo na internet decidiu abrir sua empresa. O primeiro nome dado para empresa foi Cadabra, mas Bezos mudou, pois ficava parecido com “cadáver” em sua pronúncia. Depois quis colocar o nome Relentless (Em português “Implacável”), porém a palavra foi dissuadida por seus amigos. O nome escolhido foi então a conhecida “Amazon” por inspiração do rio Amazonas, o maior do mundo de extensão, e a ideia era que fosse a maior livraria do mundo.
A empresa então começou na garagem de casa de Bezos com ajuda de sua esposa Mackenzie, porém eles não tinham ideia qual mercadoria vender, entre as opções estavam: CDS, softwares, livros ou peças de computador, mas o casal preferiu a opção livros, por razão de preço baixo e ampla variedade de produtos, e disponibilidade de livros para todos os gêneros/ gostos. Eram feitos os pedidos online e como a Amazon tinha parcerias com distribuidores e atacados, conseguia fazer a entrega o mais rápido possível, tendo sempre uma grande variedade de opções de livros.
A partir da análise Swot voltada diretamente para a empresa Amazon, vemos o exemplo claro de alguns pontos fortes da empresa: Preço reduzido, variação de produtos e disponibilidade para diversas pessoas com gostos diferentes, entrega rápida. Pontos fortes são as vantagens que a organização tem, mas que sempre tem necessidade de um planejamento para continuar fortalecer essas vantagens e ter cada vez mais ganhos em prol da empresa.
Depois de um ano, o site começou a funcionar com o sistema de negócios construído e o site finalizado. A Amazon começou então a alavancar as vendas online e atormentar vastas livrarias dos Estados Unidos.
Conforme Kleina (2017) em seu artigo no site Tecmundo, fala que:
No primeiro mês de funcionamento, a Amazon já recebeu pedidos de todos os 50 estados dos EUA, além de 45 países ao redor do globo. Em 97, ela faz a oferta pública de ações já mostrando números bem impressionantes. Naquele ano, já eram mais de 2,5 milhões de livros no catálogo e 148 milhões de dólares em vendas.
Mesmo com esses números impressionantes, a Amazon mostrava valores negativos, pois Bezos tinha a ideia de sempre investir para ter infraestrutura e expandir cada vez mais a empresa.
No ano de 1998 iniciou vendas de CD’S e DVD’s, logo após eletrônicos e brinquedos, e então em 2000 a Amazon deu um salto gigante com a inovação do “Marketplace”, onde era feito a venda de produtos terceirizados pelo site da Amazon, onde os terceirizados pagavam uma taxa para a empresa, ao vender seu produto pelo site.
Nesse ano de 2000 com a explosão da internet, as aplicações nas empresas online eram muito grandes e chegaram a quebrar a bolsa de valores de Nova York, derrubando assim os preços das ações, fazendo com que muitas
...