Planejamento, Programação E Controle Da Produção
Artigo: Planejamento, Programação E Controle Da Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricfir • 16/3/2015 • 417 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
1) A predição não utiliza nenhum método técnico ou dados fundamentados em algum estudo, ou seja não há garantias e a incerteza é muito grande.
No entanto a previsão utiliza dados baseados em modelos estatísticos matemáticos e outras ferramentas que diminui a incerteza e aumenta a confiabilidade da previsão.
Vale a também destacar que a previsão com todas as ferramentas disponíveis atualmente, ainda possui um grau de incerteza muito grande para algumas áreas, como por exemplo a meteorologia.
2) A capacidade de produção é o quanto uma empresa ou equipamento consegue produzir, como por exemplo uma linha de produção de cerveja que consegue encher 40.000 garrafas por hora.
A capacidade de produção pode ser alterada para menos em função da perda de eficiência do equipamento ou da linha de produção. Também poder ser alterar para mais através das melhorias continuas que avaliam continuamente o sistema de produção.
Já o volume de produção é o quanto a empresar quer produzir ou produziu.
Utilizando a mesma linha de produção de cerveja podemos dizer que o volume máximo de produção nessa linha está limitado à 40.000 garrafas por hora, isso é, se nenhuma parada ocorrer no linha.
Como nem sempre é possível aproveitar 100% da capacidade de produção o planejamento do volume de produção utiliza uma margem de segurança (volume menor que a capacidade de produção) afim de cumprir com as entregas acordadas.
O ideal seria conseguir aproveitar 100% da capacidade de produção.
3) A rotina de análise da capacidade produtiva do Plano Mestre de Produção pode ser resumida nos seguintes itens:
- identificar o que será necessário para produzirmos um produto ou serviço como por exemplo máquinas, pessoas, infraestrutura etc. Dentre estes é também importante definimos o que é crítico e o que pode ser caminho crítico ou gargalo para se atingir objetivo da produção.
- definimos aqui o quanto precisaremos de cada um dos recursos levantados e o tempo de utilização de cada um dos recursos para a produção de cada produto ou serviço.
- uma vez definido o padrão de consumo definimos o quanto de recurso precisaremos para cada jornada de trabalho e consequentemente conseguimos saber o quanto precisaremos de recurso para o período previsto da produção.
- o próximo passo verificar a disponibilidade de recursos e nivelar o recurso com a capacidade de produção.
- a otimização dos recursos é de extrema importância, afim de utilizar recurso menos utilizados ou ociosos para atingir o volume de produção.
Nessa otimização deve-se considerar também a terceirização de alguns itens caso os recursos próprios não consigam atender o volume produção ou caso o custo próprios sejam inviáveis.
...