Planejamento ambiental estratégico
Projeto de pesquisa: Planejamento ambiental estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariarrr • 25/6/2014 • Projeto de pesquisa • 834 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
FICHAMENTO
Item Conteúdo
Referência SMA/SP. Educação Ambiental -vinte anos de políticas públicas. São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, 2003.
Palavras-chave Planejamento Ambiental Estratégico, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Comunicação e Cultura.
Síntese Tem como motivação fundamental contribuir para o resgate e a divulgação da educação ambiental desenvolvida nos órgãos públicos estaduais responsáveis pela gestão do meio ambiente. Evoca fatos e episódios que marcaram o processo de institucionalização da educação ambiental no Brasil.
Cap. 1
(p. 09-18) O autor relaciona o que é educação ambiental, com o homem e a natureza. "A educação ambiental significa além de uma simples especialidade, uma nova dimensão, uma ampliação, ou melhor, um aprimoramento do próprio conceito de educação. Através dela fica uma oportunidade de restituir a educação uma função ética muitas vezes perdida, podendo contribuir de maneira decisiva na renovação do sistema educativo, pois a ciência do meio ambiente tem uma amplitude holística, abarcando o meio natural e artificial em sua totalidade. Isto significa que a educação ambiental está relacionada com todas as áreas, isto é está relacionada com todos os sistemas criado pelo homem: social, cultural, político, econômico, estético, legislativo, e com os sistemas naturais: atmosférico, geológico, biológico e hidrológico. Ela está interessada nas diversas formas de interação entre o homem e a natureza, assim como na melhoria da existência de todas as coisas vivas". (p. 17)
O autor disserta sobre a política ambiental. "Planejar, desenvolver e promover a educação ambiental, e a difusão de procedimentos que visando a melhoria do meio ambiente, estimule a adesão da população à política de promover o desenvolvimento ecológico sustentado, assim como a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente". (p. 13)
Cap. 3
(p. 27-34)
A formação da CEAM e os novos projetos, aborda um período de reorganização de funções e atividades dentro do sistema estadual de meio ambiente (...) Atividades de educação ambiental foram atribuídas então à Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM). É dessa fase o início das campanhas, ações em larga escala para dar visibilidade a um tema ambiental premente, realizadas nas universidades.
O autor integra a necessidade da educação ambiental nas universidades. "(...) Uma parceria com as universidades para aperfeiçoar o controle e a fiscalização e acelerar a melhora da qualidade ambiental foi uma forma encontrada (...) para mobilizar a sociedade por meio da educação ambiental (...) Por isso a necessidade de seminários e simpósios". (p. 31)
Cap. 4
(p. 35-40)
O autor fala sobre a arte-educação e o meio ambiente. Encontrando no teatro e na dramatização de temas ambientais um recurso para promover a participação da comunidade na discussão dos problemas ambientais, a CEAM promoveu um Programa de Teatro Itinerante com apresentações por todo o Estado. A busca de novos recursos pedagógicos foi a marca desse período. A promoção de um concurso de vídeos ambientais. (P. 35)
Fala sobre a importância da arte como recurso de ensino. "Para estimular o público a experimentar sua própria capacidade de criar e de se expressar, o programa de teatro contava com duas etapas básicas: a apresentação do espetáculo, e as oficinas sobre o processo criativo". (P. 36)
"Fizemos uma mostra-concurso
...