Planejamento e Controle de Produção.
Por: netoavancini • 21/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.004 Palavras (9 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDERP - Unidade Ribeirão Preto
Curso de Tecnologia em Logística
Disciplinas:
Logística Empresarial
Intermodais
Gestão de Custos Logísticos
Gestão em Marketing
Planejamento e Controle de Produção (PCP)
Ítalo Avancini Neto: RA 0843619734
Luciano Lopes Pereira: RA 1587937807
Marcus Vinícius Ribeiro de Oliveira: RA 1599839683
Desafio Profissional:
Tutores EAD:
Ângela Aparecida Caçador Nocera Censi
Ribeirão Preto - SP
Novembro/2016
Sumário
1 – Introdução 3
2 - Passo 1 4
3 - Passo 2 ..................................................................................................................................6
4 - Passo 3 ..................................................................................................................................9
5 - Passo 4
5 - Passo 5
6 –
1 – Introdução
O Senhor José, fundador da Transporta Tudo Implementos r odoviários , não está nada contente com os rumos que sua empresa tem tomado nos últimos anos e decidiu contratar alguns profissionais que tragam para a empresa sugestões que a façam voltar a crescer.
2 – Passo 1
O Método Just-in-Time ( JIT ) é um sistema de controle que visa eliminar todos os desperdícios , ou seja, tudo que não agrega valores positivos para a empresa.
No Caso específico dessa empresa, como não possuem um controle de estoque e de compras sob melhor supervisão, pois os estoques da mesma estão com um volume muito alto, gerando um alto ativo fixo para a empresa, pois os produtos estão paradas por falta de saídas dos mesmos, que como por consequência parte do capital de giro da empresa se encontra parado.
Com a implantação do JIT, os estoques ficarão mais enxutos, produzindo e comprando somente o necessário, eliminando as fontes de desperdícios e utilizando somente materiais e mão de obra necessários para a produção da demanda do produto, para isso possui quatro etapas distintas porém muito semelhantes:
- Produtos acabados somente o necessário para as vendas
- Subconjuntos necessários somente para montagem do produto
- Somente os componentes necessários para a Montagem do produto
- Somente matérias-primas necessárias que serão utilizados na fabricação do produto.
Para que isso seja implantado, terá que seguir algumas regras para que se obtenha sucesso:
- Produzir somente o necessário
- Definir Prazos
-Não fabricar quantidades grandes do produto
- Comprar somente o necessário para a produção
- Ter um layout que facilite a produção e movimentação para evitar perdas de tempo.
- Comprar componentes de boa qualidade
- Controle rígido sobre a produção.
Basicamente o JIT visa simplificar e controlar melhor a produção com uma qualidade superior sem desperdícios de materiais e mão de obra. Para isso a empresa terá que estreitar relacionamentos com os Fornecedores , pois os mesmos são uma peça chave para o desempenho da empresa, pois deles que vem a matéria prima para confecção dos produtos e por consequência a produção da empresa, porém terá que manter um ótimo relacionamento com clientes e parceiros pois deles que vem o sustento da empresa.
[pic 2]
Para a implantação do mesmo, terá que ser planejado uma estratégia por parte da Diretoria para que todas os setores da empresa entejam em sincronia entre si para uma melhor resultado final:
- Plano de Implantação
- Prazo para implantação
- Treinar e incentivar os colaboradores sobre a importância de cada um deles no processo todo
- Estabilizar o estoque
- Somente inventariar os itens na linha de montagem
- Manter estoques mínimos de produtos
O principal objetivo do JIT é a redução de custo, tempo e no aumento da produtividade sem desperdício com um qualidade superior onde se conseguirá atingir com um controle muito rígido da produção.
A maior desvantagem do mesmo são decorrentes de forças externas, por exemplo, uma greve por parte do setor dos setores modais ou falta de matéria-prima para a produção por parte dos fornecedores.
PASSO – 2
Toda a empresa possui uma movimentação me materiais muito intensa, seja para recebimento de mercadorias, seja para despachar as mesmas ou mesmo a movimentação interna dos produtos ( guarda ,separação ,embalagem , etc .. ).
Se tudo não estiver devidamente organizado, tudo ficará embolado sem condições de haver uma produção eficiente , pois os mesmos não conseguirão chegar na linha de produção. Para isso , deverá haver um layout com todo o processo pelo qual passarão todos os produtos, ou seja, cada produto deverá estar em seu devido lugar.
O layout é uma técnica para aumentar a eficiência da produção, um fluxo intermitente produtivo para não haver perdas nos chamados “ gargalos “ . O layout nada mais é que um arranjo físico no processo de distribuição da produção.
Esse sistema possui 3 tipos layout:
- Produto
- Processo
- Posição Fixa
O de produto possui uma esteira fixa aonde os produtos vão até as estações de trabalho e são montados os componentes , esse processo é ideal para uma produção em série.
O de processo não há estações de trabalho, o produto vai até uma estação de trabalho sem estar posicionado em uma sequência, esse tipo de processo é muito utilizado em empresas têxteis e fabricação de imóveis.
O de posição fixa, o produto fica em um único local, suas partes são fabricadas em outras estações e levadas até o local para a montagem final, esse tipo de processo é muito utilizado em indústrias aeronáuticas.
...