Plano de Aula
Por: jackelinehelloah • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1] | Universidade Salgado de Oliveira – Universo São GonçaloCurso de Educação Física Disciplina: Recreação e Lazer Local: Domingo Alegre (Condomínio no antigo 3ºBI) Professora: Ivone Ivo Alunos: Douglas Ferreira da Silva – 600768125 Ebenezer Berg Lino da Paz – 600569194 Gláucia Duarte Quintela – 600802426 Guilherme Sabino Gomes da Silva - 600802432 Isac Paula de Souza Velasco Ribeiro – 600802453 Lucas Pedro Ventura Liam - 600778906 Luana Bárbara Lírio Marins Silva – 600777426 Matheus de Souza Santos – 600802639 Matheus Fernandes de Pessanha – 600808643 Vitor Alves Nascimento Costa – 600802827 Turma: N1 – 1º Período Data:04/11/2018. Tema: Desenvolvimento Corporal Objetivos: - Desenvolver na prática o conhecimento corporal, raciocínio, ludicidade e descontração.
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Tempo | Conteúdo | Objetivos | Estratégia Metodológica | Recurso | Avaliação |
10’00’’ | Pega-pega | Coordenação Motora, agilidade, velocidade e velocidade de Reação | – Um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. – Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador. | Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00” | Pique gelo Americano | Equilíbrio, força dos membros inferiores, Agilidade, coordenação motora. | – O professor deverá escolher três alunos para ficar com o pique, e as demais ficam de fora correndo. Se uma dessas que estão de fora for “colada”, tem que ficar parada com as pernas abertas, esperando que alguém passe por baixo da perna dela, aí sim ela está livre para voltar a correr. Se a pessoa for “colada” no meio do processo que tiver “descolando” alguém, esse aluno fica “colada” e a pessoa que estava “descolada” fica livre. | Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
05’00” | Chicotinho Queimado | Coordenação, agilidade, atenção e velocidade. | – É só fazer uma roda e dar algum objeto para uma criança iniciar a brincadeira. Essa fica de pé e roda atrás dos amigos, enquanto a música é cantada por eles. Quando a música termina, ela deixa o objeto atrás de alguém e sai correndo com o objetivo de se sentar no lugar do amigo, ou então esse amigo pega e volta para o lugar. Normalmente utiliza-se esta versão: Chicotinho queimado é muito bom, quem olhar pra trás leva um beliscão. | Um objeto e Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00’’ | Cachorro e gato cego | Coordenação Motora, agilidade e Reação auditiva | – Alunos em círculos que irão dois para o centro, um será o cachorro e o outro o gato. Os alunos devem estar vendados. Toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. – Os alunos do círculo vão se revezando. | Lenços e Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00” | Qual o perfume / cheiro | Reação do olfato (Brincadeira baseada no VT de Biocel) | – Alunos em círculos, sendo um com olhos vendados. O professor colocará frutas perto do nariz do aluno que deve adivinhar qual fruta é apenas pelo cheiro. O professor vai dando dicas sobre a fruta, informações de como ela faz bem e quais vitaminas possui. | Frutas e Lenços, Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
05’00” | Cobra cega | Coordenação, agilidade, atenção, velocidade e tato. | – É só fazer uma roda e vendar um dos alunos, os demais alunos devem fugir do aluno vendado. Os professores devem limitar a área para que os alunos também não fujam muito do alcance. Quem for pego, passa a estar com o pique e fica vendado para pegar os colegas. | Um lenço e Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
Tempo | Conteúdo | Objetivos | Estratégia Metodológica | Recurso | Avaliação |
10’00’’ | Jump Friends | Coordenação Motora, agilidade, velocidade e Reação | – Formar duas fileiras com números iguais de alunos, todos sentados com as pernas esticadas. Ao comando do professor o primeiro aluno de cada fileira deve pular em zigue zague entre os alunos sentados. Chegando ao final o aluno deve sentar também para a continuidade. | Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00” | Cabo de guerra | Equilíbrio, força dos membros superiores, coordenação motora e equilíbrio. | – O professor deverá separar dois grupos com a mesma quantidade de alunos, cada grupo pegará de um lado da corda e ao sinal do professor irão puxar. Deve existi um “juiz” que ficará no meio da corda, o grupo que puxar mais forte vence. O cabo de guerra pode ser feito de três à cinco vezes, para fazer a melhor de três ou a melhor de cinco. | Uma corda e Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
05’00” | Pular corda | Coordenação, agilidade, atenção e velocidade. | – Dois Alunos ficam nas pontas das cordas balançando ela em formato de círculo, os demais alunos devem entrar e saltar dentro da corda. Muitas músicas são usadas para pular corda, uma delas é: “ O homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores põe a mão no chão, senhoras e senhores pule de um pé só, senhoras e senhores dê uma rodadinha e vá pro olho da rua. ” Quem está pulando faz tudo que a música diz dentro da corda. | Uma corda e Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00’’ | Carrinho de mão | Coordenação Motora, agilidade e força dos membros superiores | – A brincadeira do carrinho de mão também deve ser feita em duplas. Aqui um dos participantes segura o outro pelos pés, enquanto ele está com as mãos no chão. O objetivo também é atravessar a linha de chegada em menos tempo, enquanto a dupla corre como se estivesse levando um carrinho de mão. | Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00” | Mímica | Reação do visual, agilidade, atenção e raciocínio | – O Professor deve dividir duas equipes, objetivo da mímica é fazer com que as equipes adivinhem o que está tentando dizer através de gestos. O que deve ser interpretado será retirado do meio de vários papéis que ficam guardados em um saquinho. O grupo terá um minuto para tentar adivinhar o que o integrante dela está querendo dizer | Quadra Poliesportiva | Diagnóstica |
10’00” | Estoura bexigas | Coordenação, agilidade, atenção e raciocínio. (Brincadeira baseada no VT de Biocel) | – O professor escreve nomes de frutas e colocar dentro das bexigas. As bexigas devem ser amarradas nos pés dos participantes. O professor fala a fruta que ele quer que os alunos encontrem e os participantes tentam estourar a bexiga do outro, mas ao mesmo tempo protegendo a sua. Conforme as bexigas forem estourando a explicação sobre a fruta será dada aos alunos, envolvendo benefícios e vitaminas. | Bexiga e Quadra poliesportiva | Diagnóstica |
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