Plano de Aula
Por: dcoutoliveira • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 374 Visualizações
PLANO DE AULA LEITURA DO LIVRO
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO
[pic 1]
OBJETIVOS
- Avançar no conhecimento da leitura;
- Desenvolver a competência leitora, praticando os procedimentos de decodificação, antecipando, seleção de hipóteses verificação e inferência;
- Apresentar diferentes gêneros textuais;
- Ampliar o vocabulário e leitura de mundo.
CONTEÚDOS
- Leitura compartilhada e compreensão do texto;
- Característica dos Gêneros (Carta, bilhete e Jornal)
- Produção de texto oral e escrito (reconto).
PÚBLICO ALVO
- Turma de 2º Ano.
TEMPO ESTIMADO
- 4 aulas (cada uma com 50 min de duração)
- 15 minutos de organização da sala para a contação e os 15 minutos do final para a arrumação da mesma para a 3ª aula.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- O livro;
- Tapetes de leitura;
- Envelopes de cartas para montar;
- Cola, tesoura, lápis e lápis de cor;
- Avental de contação.
[pic 2][pic 3] [pic 4]
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
- 1ª Etapa
- Organização da Professora e arrumação da sala;
- Descobrir através da sondagem se todos conhecem o livro escolhido.
- 2ª Etapa
- Perguntas da capa e da contra-capa, quem é o autor onde está localizada a editora, entre outras.
Como o livro inicia-se com uma carta, farei a seguinte pergunta à turma “vocês já receberam uma carta? / Chega algum tipo de envelope em sua casa? Qual?”, após iniciar a leitura o lobo vai tomar banho, lembro sobre a economia de água aqui em São Paulo, e se todos estão fazendo sua parte não desperdiçando água, na página seguinte Chapeuzinho abre um livro de receitas, a pergunta aqui cabe “já viram alguém usar um livro de receitas, se conhecem as receita ali discriminadas? E se tiver que escolher qual a receita preferida de cada um?”. O lobo ajuda na limpeza da casa, “vocês ajudam na limpeza da casa, o que você faz para ajudar no cuidado da sua casa?”. A Chapeuzinho vai para a escola com ônibus escolar e “você como vêm para a sua escola, quem lhe traz?”. O lobo faz tanto sucesso que vai parar no jornal, “você já leu jornal? Alguém na sua casa lê jornal?” A Chapeuzinho fica irritada com o sucesso do lobo “é certo agirmos assim?” E ela decide escrever um bilhete, “você sabe para que serve um bilhete você já escreveu algum? O que contou neste bilhete pode nos contar? Para quem era? Ela decidiu fazer uma sanduíche especial para ele voltar a ser mal, nossa isso se faz?”
- 3ª Etapa
- Leitura compartilhada;
- No final da história ouvir de cada um se concordaram com as atitudes da Chapeuzinho, senão o que fariam de diferentes?
- 4ª Etapa
- Leitura integral;
- O preparo de uma história diferente, você quer incluir novos personagens? Quais seriam?
AVALIAÇÃO
Cada aluno irá receber um envelope para montar recortando e colando, eles irão recontar a história que ouviram para alguém através da escrita e fazendo um desenho do seu personagem preferido, ao final vão entregar esta carta para quem eles quiserem, com o final que cada um desejou.
[pic 5][pic 6]
OBJETIVO DO PORTFÓLIO
Esta pasta foi construída com extremo carinho e felicidade em cada uma de suas atividades aqui elaboradas, depois de muitas pesquisas a fim de refletirmos sobre a fase da descoberta da criança/aluno no mundo.
A intenção aqui é facilitar o trabalho do docente diante a organização de cada atividade, levando em consideração cada aluno e respeitando cada fase aqui exposta.
Ele conta com diversas atividades, separadas por fases, plano de aula de leitura sobre o livro escolhido, além de anexos com diversas atividades levando em consideração o aspecto da inclusão com atividades em Libras e Braille, esta parte resumida. Entretanto caso ocorra à chegada de um aluno com alguma necessidade especial, este será levado sim em consideração junto aos demais, o que irá ocorrer é um pouco mais de pesquisa e atenção para que sua inclusão se faça plena em sala junto aos demais alunos.
Desta forma o docente tem a oportunidade de refletir sobre a sua própria prática, sendo capaz de pensar e avaliar suas atividades diante das suas necessidades e adaptá-las quando se fizer necessário.
O portfólio em hipótese alguma deve ser deixado de lado. Ele foi criado para ser constantemente revisto, atuando como objeto de consulta, reflexão, análise e avaliação contínua.
Sendo assim agradeço a minha Mestra Sra. Nadia Lauriti pela elaboração do portfólio e sua presteza e gentileza na orientação e elaboração do mesmo.
“Me movo como educador, porque,
primeiro, me movo como gente.”
Paulo Freire
CONCEPÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A concepção de conhecimento assumida implica uma relação de ensino-aprendizagem dialética. A dinâmica da sala de aula privilegia o diálogo permanente, a investigação, a seleção e organização de dados e informações e a análise de evidências, as quais levam o aluno a experimentar muitas possibilidades de trocas e descobertas, a adotar uma postura de questionamento frente à ciência e a ampliar seu universo de conhecimentos.
Neste processo o professor e aluno têm papéis preponderantes. Cabe ao professor exercer a liderança pedagógica, assumindo a mediação entre sujeito e objeto da aprendizagem, a fim de colocar o aluno no centro da ação educativa. O professor propõe desafios e tarefas através de questionamentos, problematizações, investigações, levantamento de hipóteses, sistematizações e conclusões, levando o aluno a mobilizar diversos tipos de recursos cognitivos. As intervenções do professor devem ser intencionalmente planejadas, contemplando a adoção de estratégias apropriadas, a observação individual, a discussão em grupos, a comparação e a reflexão analítica.
...