TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Saúde: Uma Política Social

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Política de Saúde: Uma Política Social por Melissa Prado

Sonia Fleury e Assis Mafort Ouverney neste capítulo fazem toda a compreensão de o porque a política de saúde deve ser tratada como uma política social, estando sujeita a múltiplos determinantes. Existindo muitas outras variantes envolvidas nessa política de saúde do que apenas as condições sanitárias.

Debatendo os aspectos de construção de políticas, como por exemplo: os sistemas de proteção social são geridos, quais estratégias, instrumentos e processos que agem diretamente sobre a realidade social, Sonia Fleury e Assis Mafort abordam a dinâmica de construção e gestão das políticas sociais.

A cidadania deve incluir todos os membros de uma sociedade. Todos e quaisquer indivíduos devem ser tratados da mesma maneira diante do pode político, independentemente de qualquer classe social, etnia e gênero.

Inicialmente, a cidadania surge como possibilidade para a dominação da burguesia. De acordo com Bendix, filósofo e crítico literário, mesmo a relação entre nobres e camponeses sendo desigual, proporcionava uma integração social de responsabilidade de proteção e ajuda, dessa forma, mesmo havendo uma desigualdade de classes, a integração da sociedade era presente por conta dos indivíduos de solidariedade.

Após a revolução burguesa surgiu um novo padrão de relações de autoridade, ou seja, com base no princípio da igualdade, enquanto nas relações anteriores eram baseadas nas diferenças naturais entre os indivíduos. Na segunda metade do século XVIII, havia uma certa responsabilidade daqueles mais ricos com os mais pobres.

Houve a criação de políticas de proteção social para diferentes classes, mas principalmente para a mais baixa. Se encontrava a assistência social, o seguro social e a seguridade social. Causando grandes impactos na construção da nossa sociedade atual.

O modelo de assistência social é focado na pobreza ou grupos vulneráveis, sendo necessário uma prova que a teste sua incapacidade financeira para tornar-se beneficiário.

O modelo de seguro social coloca que os indivíduos deverão receber compensações proporcionais a suas contribuições ao seguro.

A assistência é com foco aos pobres, já o seguro social é focada na classe trabalhadora.

O modelos de seguridade social garante a todos os cidadãos um padrão mínimo de benefícios, independentemente da existência de contribuições anteriores.

Ao final do capítulo, concluímos que a compreensão das políticas e sistemas de proteção social, principalmente na área da saúde, inclui fortemente outras áreas (sociologia, ciência política, economia, história etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com