Politica Social
Casos: Politica Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2101192 • 4/11/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
Faculdade do Médio Parnaíba- FAMEP
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplina: Oficina de Formação Profissional I
Docente: Luzineide Lima de Carvalho
Período: III Turno: Noite
Resumo: Serviço Social e Bioética: Novas Competências Teórico-práticas e Ético-Politicas
Alunas: Ana Luiza
Raniely Martins
Alcione Dias
Maria Elany
Layana Aurea
Anunciada Fortaleza
Teresina
2014
Sociedade contemporânea e as contradições entre o técnico-cientifico e o sociopolítico
Por mais difícil que seja construir como precisão um conceito de crise é quase inevitável falar dela sinalizar sua presença ou vive-la nos dias de hoje no âmbito individual coletivo ou societário. Podemos ate indicar que a crise societária é um dos temas mias presentes em nossas vidas ao final do século XX e neste inicio do século XXI. O capitalismo contemporâneo implantou através do projeto neoliberal uma logica destrutiva a parti da qual ao efetivar as mudanças na estrutura produtiva criou novos mecanismo de regulação em que a vida pública entre Estado e sociedade passou a ver obrigatoriamente mediada pelo mercado. Consequentemente não ocorreu apenas um processo de privatização mas uma mercantilização das necessidades sociais fazendo com que o capital penetrasse na vida intima das pessoas.
Assim compreendemos a necessidade e a relevância de estudarmos criticamente o envolvimento da ciência e tecnologia com o desenvolvimento do capitalismo contemporâneo e suas consequências, demostrando que esta interação, embora reúna as condições para superar os problemas básicos da humanidade (saúde, educação e fome), sem se colocando como um fator que alimenta a própria crise.
É neste conjunto de contradições entre ciência, homem e natureza que a bioética vem se apresentando tendo como tema central a ética aplicada a vida. Tem como foco de suas preocupações a tomada de posição de decisões sobre a vida do homem em diferentes situações cotidianas como, por exemplo, nas esferas: Tecnocientífica e Sociopolítica. A Tecnocientífica se refere a descoberta do DNA. Sociopolítica que se refere ao poder institucional, econômico e politico.
Assim se formas as novas formas de sociabilidade Microssocias que é o caso da micro relações entre familiares, profissionais e seus usuários e das pessoas com o meio ambiente. Midissocial que sai as questões envolvendo grupos de pessoas nos espaços institucionais e nos campos de pesquisa. Macrossocial que são as grandes questões socioestruturais da produção da vida e da saúde, as organizações politicas, os grandes investimentos em pesquisa e a socialização dos recursos.
Bioética e serviço social: novas competências teórico-práticas e ético-politicas O reconhecimento desta dimensão tem gerado uma tensão ético-moral e sociopolítica sobre nossas convicções, posturas, valores e conhecimentos, sociais, coletivos, individuais ou profissionais com isso vai se dividir em vários fatores:
Uma nova visão da natureza em que o sujeito humano dominador e explorador agora é parte de um mundo muito dinâmico e criativo exigindo uma nova postura ética diante da natura.
Um maior autonomia dos indivíduos por meio da ampliação do reconhecimento de suas necessidades, desejos e interesses, permitindo o exercício da convivência com as diferenças o que exige uma nova postura diante do outro reconhecimento do sujeito de direitos.
Uma retomada séria dos direitos humanos diante das significativas manifestações
...