Poluição sonora
Por: Sofhia2015 • 5/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 1.801 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
LUZIA DE ARAÚJO SANTOS
MÁRCIA CAMILO ARAGÃO
NAYARA B. CHAGAS SILVA
PRISCILA ARAUJO DE OLIVEIRA
RUBÉNS HOLMES
VERERDIANA CARDOSO FERREIRA
POLUIÇÃO SONORA URBANA
ALAGOINHAS- BA
2015
[pic 3]
LUZIA DE ARAÚJO SANTOS
MÁRCIA CAMILO ARAGÃO
NAYARA B. CHAGAS SILVA
PRISCILA ARAUJO DE OLIVEIRA
RUBÉNS HOLMES
VERERDIANA CARDOSO FERREIRA
POLUIÇÃO SONORA URBANA
Projeto apresentado à professora de Pesquisa Orientação Profissional e Iniciação Cientifica (P.I) para avaliação da segunda Unidade.
Orientador (a): Professor (a) Joelma Pereira
ALAGOINHAS- BA
2015
[pic 4]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PROBLEMA DE PESQUISA 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVOS (GERAL E ESPECIFICO) 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
METODOLOGIA 8
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 9
RECURSOS 10
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO 11
RESULTADOS ESPERADOS 12
REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
É considerado poluição sonora qualquer ruído ou excesso de ruído capaz de provocar desconforto que prejudica a saúde humana, como carro, máquinas, indústrias, etc.
A poluição sonora é um problema que vem impactando toda população no geral, causando danos a saúde humana, como a perda auditiva, stress, agressividade, dor de cabeça, depressão, perda de atenção e concentração, perda de memória, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, surdez (em casos de exposições á níveis altíssimos de ruído) e insônia. O impacto dessa poluição atrapalha diferentes atividades humanas e em alguns indivíduos podem causar sérios problemas graves no sistema nervoso e cardiovascular.
A partir do nível de pressão sonora de 85db são potencialmente danosos aos ouvidos e apresenta efeito negativo a saúde humana. Hoje já se pode dizer que a poluição sonora é causadora de doenças da modernidade. A exposição de forma desprotegida a determinado níveis de pressão sonora pode ocasionar lesão auditiva.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode agüentar sem que haja prejuízo é de 65db.
Devido a isso, para aumentar nossas chances de uma boa qualidade de vida devemos minimizar a geração de ruídos, conscientizar a população sobre as conseqüências da poluição sonora e utilizar dispositivos de proteção individual para aqueles que estão expostos constantemente ao ruído.Dessa forma chega-se a seguinte questão: Em que ponto a poluição sonora prejudica a saúde humana ?
A partir desta realidade este trabalho tem como objetivo geral: Analisar a existência de ruídos ou barulhos excessivos no ambiente mostrando os danos que o mesmo provocam na saúde humana e como objetivos específicos: Diagnosticar o nível da poluição sonora no ambiente urbano.
Conscientizar os indivíduos para os danos a saúde, bem como a busca de soluções para os problemas identificados.
Descobrir o nível de insatisfação ou indiferença das pessoas envolvidas no ambiente urbano.
2 PROBLEMÁ DE PESQUISA
A poluição sonora hoje é o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas e perceptível o aumento e o incomodo devido ao ruído e o prejuízo que isto tem causado ao homem em seu ambiente. Dessa forma segue- se questionamento a saúde: Em que ponto a poluição sonora prejudica a saúde humana?
3 JUSTIFICATIVA
A pesquisa justifica-se no sentido de realizar diagnósticos sobre as condições sonoras nos ambientes urbanos, visando uma melhoria no bem estar das pessoas, bem como a qualidade de vida e o nível de satisfação dos sujeitos nela inserida.
As pessoas estão expostas a poluição sonora a mesma afeta a saúde, problema de audição stresses e outros. Portanto faze-se necessário que a poluição seja esclarecida quanto as alterações auditivas irreversíveis que a exposição excessiva ao ruído pode causar.
Assim o projeto visa chamar a atenção ao problema e conscientizar a população urbana da necessidade de fiscalização de forma a diminuir a poluição sonora nos meios urbanos uma vez as propostas educativas voltadas a questão ambiental não surte efeito.
4 OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS)
4.1 OBJETIVOS GERAIS:
Analisar a existência de ruídos ou barulhos excessivos no ambiente mostrando os danos que o mesmo provocam na saúde humana.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Diagnosticar o nível da poluição sonora no ambiente urbano.
- Conscientizar os indivíduos para os danos a saúde, bem como a busca de soluções para os problemas identificados.
- Descobrir o nível de insatisfação ou indiferença das pessoas envolvidas no ambiente urbano.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A poluição sonora é hoje, o terceiro problema ambiental que afeta a saúde humana, ficando atrás apenas da poluição do ar e da água.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode agüentar sem que haja prejuízos a saúde é de 65 dB (decibéis). A partir daí, podem ser causados problemas que vão desde o estresse a insônia por causa do barulho, ate a perda irreversível da capacidade auditiva.
...