Poluição um Enfoque Contextualizado
Por: Cláudia Magnani • 25/6/2016 • Artigo • 659 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Poluição – Um Enfoque Contextualizado
Cláudia Regina Soares Magnani1 (FM)*. 1* e-mail: crs2011@terra.com.br
Colégio Salesiano São Gonçalo-Cuiabá-MT..
Palavras Chave: Poluição, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Vivência.
Introdução
Aprender a ler o mundo físico que vivemos facilita a interação homem-meio ambiente, se esta leitura for crítica e construtivista e vier acompanhada de conceitos básicos de diferentes disciplinas como a de Química, Física, Matemática, Português, Inglês, Biologia, História, Geografia, Educação Física, Artes, com certeza estaremos construindo cidadãos conscientes, críticos e determinados a fazer algo para a melhoraria da qualidade de vida.Os objetivos principais desse trabalho são sensibilizar, conscientizar e envolver os alunos, pais e mestres da problemática dos lixos (urbano; industrial; hospitalar; nuclear; destino do lixo; aplicativos dos resíduos sólidos) e da poluição (atmosférica, das águas e dos solos).
Resultados e Discussão
O Projeto Poluição – Um Enfoque Contextualizado foi dividido em grupos, com temas relacionados com o meio ambiente e educação ambiental, os trabalhos apresentaram pesquisas de campo e bibliográfica; fotografias; entrevistas; relatório escrito; brincadeiras para as crianças/gincana educativa; elaboração de painéis, vídeo, músicas, textos e de um jornal.
A apresentação final foi realizada com a construção de uma sala com 6 ambientes. Os cincos primeiros ambientes receberam um tratamento especial; suas paredes revestidas com jornais, revistas e folhetos de propaganda; o teto foi rebaixado com lona preta; no chão espalhado lixo (garrafas, latas, vidros, jornais, panfletos de propaganda e materiais diversos de plásticos). Na sala da recepção na forma de um corredor entravam grupos de 10 a 15 pessoas de cada vez, onde eram recebidos com holofotes, fumaça de gelo seco e som de preferência rock muito alto, com a finalidade de causar impacto, vivenciando a poluição ambiental – solo, ar, visual e sonora. Em seguida, desliga-se o som e a explicação e os objetivos do trabalho são relatados. As quatros salas na seqüência foram para exposição oral e visual da pesquisa efetuada.
A sexta e última sala recebeu o nome de utopia. Foi um ambiente limpo, agradável com plantas, aromatizantes, som ambiente com música clássica de preferência, e servidas comidas alternativas (brigadeiro de casca de banana, suco de casca de abacaxi entre outros). Nesta sala foram efetuadas comparações com os outros ambientes e mostrados como é possível vivermos em um lugar como a ‘UTOPIA’, basta cada um de nós fazermos a nossa parte............
Os temas trabalhados foram: 1 - Tipos de poluição (atmosférica, água, solo, visual, sonora); 2 - Lixo (domiciliar, hospitalar, industrial, nuclear); 3- Doenças (antigas e novas) relacionadas com a problemática do lixo e esgoto – Prevenção das mesmas; 4 - Evolução histórica da degradação ambiental e consumo do lixo em diferentes épocas da história; 5 - Parte social (importância do cata-lata, emprego alternativo) e geográfica; 6 - Reciclagem, reutilização, redução, inclusive da água; 7 - Lixo em Cuiabá; 8 - Alimentação alternativas ; 9 - Degradação ambiental; 10 - Soluções para os tipos de poluição; 12 - Alimentos alternativos; 13 - Movimentos ambientalistas (Cuiabá - Brasil - Mundo); 14 - Destino do lixo (aterro sanitário – compostagem - reciclagem).
...