Poluição Ambiental
Trabalho Escolar: Poluição Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/2/2015 • 707 Palavras (3 Páginas) • 732 Visualizações
1.Conceitue: Saneamento Ambiental
O conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivo alcançar a salubridade ambiental, por meio de abastecimento de agua potável; coleta e disposição de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; promoção da disciplina sanitária de uso de solo; drenagem urbana; controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializados, com finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.
2.Faça um breve comentário sobre a Resolução CONAMA 001/86 e Resolução CONAMA 003/90.
CONAMA 001/86 - impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
CONAMA 003/90 - São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
Parágrafo Único - Entende-se como poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar:
I - impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde;
II - inconveniente ao bem-estar público;
III - danoso aos materiais, à fauna e flora.
IV - prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
3.Quais fatores influenciam o nível de poluição de uma determinada área?
- tipos e qualidades de poluentes produzidos pelas atividades comunitárias;
- topografia;
- meteorologia.
4.Faça um breve comentário sobre a inversão térmica.
É uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, fazendo com que os poluentes se mantenham próximos da superfície.
5.O que são ilhas de calor?
São uma anomalia do clima que ocorrem quando a temperatura em determinadas regiões dos centros urbanos fica muito maior do que a temperatura nas regiões periféricas.
6. Quais são os fatores antrópicos que contribuem para o efeito-estufa?
Meios de transporte, processos industriais, combustão e produção de resíduos sólidos.
7. Como são classificados os poluentes atmosféricos?
Primários: são aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão, ou seja, são agentes lançados diretamente na atmosfera.
Secundários: são poluentes que se formam na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.
8. Cite formas de poluição aquática.
Poluição biológica, poluição térmica, poluição física ou sedimentar, poluição química.
9.Conceitue solo.
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não saturada e saturada, ar e organismos vivos, incluindo plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais.
10.Segunto a NBR 10004/04, como são classificados os resíduos sólidos?
Para os efeitos desta Norma, os resíduos são classificados em:
a) resíduos classe I - Perigosos;
b) resíduos classe II – Não perigosos;
– resíduos classe II A – Não inertes.
– resíduos classe II B – Inertes.
11. Estabeleça uma comparação entre aterro controlado, aterro sanitário e lixão.
Aterro controlado – sistema prescinde da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogás, não evitando os problemas de poluição.
Aterro sanitário – sistema baseado em estudos de engenharia e normas operacionais especificas e é utilizado para disposição de resíduos sólidos no solo, de forma controlada e segura, reduzindo o máximo de impactos causados ao meio ambiente e preservando a saúde pública.
Lixão – forma inadequada de disposição de resíduos sólidos, caracterizada pela simples descarga de lixo de forma descontrolada sobre o substrato rochoso ou solo.
12. Faça um comentário sobre a logística reversa, presente na Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou outra destinação.
...