Política Nacional De
Monografias: Política Nacional De. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sisimone • 29/9/2013 • 550 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Introdução
Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. A laparotomia é usada para identificar e determinar a extensão de uma lesão abdominal. As incisões, localizam-se na linha média e na região periumbilical fornecendo maior exposição das estruturas abdominais. Os objetivos da cirurgia visam principalmente à remoção da causa obstrutiva, podendo ser feita através da técnica de enterotomia, ressecções de segmentos intestinais ou derivações externas. (DANI, Renato; CASTRO, Luiz de Paula. Gastroenterologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. 833 p. )
Porque se faz a Laparotomia
A indicação que define uma laparotomia exploradora é anecissidadede investigar sintomas ou sinais cuja causa outros exames não conseguiram determinar.
Embora usada menos frequentemente, pode ser necessária numa dor abdominal grave e recorrente ou num quadro de peritonite de causa não esclarecida. Pode também ser efectuada como emergência se o abdómen tiver sido gravemente atingido num acidente. (DANI, Renato; CASTRO, Luiz de Paula.Gastroenterologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. 833 p. )
Cirurgia Laparotomia
A laparotomia é realizada com o paciente sob o efeito de uma anestesia geral, o que significa que estará adormecido e não sentirá qualquer dor durante todo o procedimento.Faz-se uma incisão vertical (menos frequentemente, oblíqua) no abdómen e a cavidade abdominal é aberta e explorada para descobrir sinais de doença. Qualquer órgão doente é tratado ou removido, conforme o diagnóstico e decisão intraoperatórios, antes do encerramento da parede. O período de recuperação pós-operatória depende da natureza e da extensão da doença descoberta e tratadaPodeser feita uma biopsia durante este procedimento cirúrgico. A laparoscopia descreve um grupo de procedimentos que são realizados com a colocação de uma câmara no abdómen. Dependendo do local da incisão, pode-se ter acesso a todo um órgão ou ao espaço abdominal, e é a primeira etapa em qualquer procedimento cirúrgico diagnóstico ou terapêutico destes órgãos, que incluem: A porção inferior do tubo digestivo (o estômago, o duodeno, o jejuno, o íleo o cólon); O fígado, o pâncreas e o baço; A bexiga; Os órgãos reprodutivos femininos (útero e ovários); O retroperitônio (os rins, o aorta, linfonodos abdominais). (RIBAS-FILHO, J.M.;et al. Trauma abdominal: estudo das lesões mais frequentes do sistema digestório e suas causas. ABCD, Arquivo Brasileiro de Cirurgia Digestiva. São Paulo, v. 21, n. 4, out/dez. 2008, p. 170-174).
A incisão mais comum para o laparotomia é a incisão mediana, uma incisão vertical que segue a linha alba. A incisão medianasupraumbilicalestende-se do processo do xifóide ao umbigo, uma incisão mediana infraumbilical vai do umbigo até a sínfise púbica. Uma única incisão que se estende do processo xifóide até a sínfise púbica é empregada às vezes, especialmente na cirurgia do trauma. É chamada dexifo-púbica. (RIBAS-FILHO, J.M.;et al. Trauma abdominal: estudo das lesões mais frequentes do sistema digestório e suas causas. ABCD, Arquivo Brasileiro de Cirurgia Digestiva. São Paulo, v. 21, n. 4, out/dez. 2008, p. 170-174).
...