PRÁTICA DE ENSINO: PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: wtomaz12 • 29/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 333 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
WANDERSON MOREIRA TOMAZ GARCIA
RA:1444553
CEILÂNDIA - DF
2014
WANDERSON MOREIRA TOMAZ GARCIA
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GEOGRAFIA
PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial a disciplina de Prática de Ensino, do curso de Geografia, da Universidade Paulista/UNIP, aos cuidados do professor (a) Raquel Bokums.
CEILÂNDIA - DF
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. ESPECÍFICOS
4. JUSTIFICATIVA
5. METODOLOGIA DE PESQUISA
5.1. Pesquisa Bibliográfica
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7. RESULTADOS ESPERADOS
8. CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.1. Livros
1.2. Internet
- INTRODUÇÃO
O presente projeto visa viabilizar de forma sucinta a integração de um ambiente escolar e não escolar. Com a busca de aproximação do ser humano e conservação da natureza, tem ocorrido de forma frequente nos últimos anos.
Por este motivo, muitos se perguntam por que tanta preocupação e assim acabam querendo entender e explorar um pouco mais o meio e participar de grupos, entidades, organizações, OGNS e grupos de escoteiros que além de ensinar a socialização e integração e preservação da natureza, também podendo colaborar no complemento de formação do aluno em todos os sentidos.
- OBJETIVOS
Este projeto envolve os escoteiros mirins da igreja Adventista do Sétimo Dia, os alunos do quinto ano da escola classe 39, este projeto tem por objetivo, um passeio na Floresta Nacional de Brasília, visando um complemento na formação acadêmica dos alunos, facilitando a percepção a cerca de como é importante á preservação da natureza, entender como somo dependentes dela.
No passeio, serão abordados temas como, preservar a fauna, flora, nascentes de água, noções de primeiros socorros, lições de cidadania, com caminhadas pelas trilhas, teremos além dos escoteiros, um orientador disponibilizado pela reserva para garantir uma segurança maior no passeio, teremos transporte para todos até o local do passeio.
Como se trata de um passeio para uma reserva ambiental, optei por escolher, um professor de geografia e uma turma da escola e o grupo de escoteiros da igreja, pois não poderíamos levar a escola toda, pelo fato de o número de pessoas ser restrito.
- ESPECÍFICOS
A proposta do projeto é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores, que através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, responsabilidade, respeito e disciplina, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
Segundo o sistema natural de progressão de autoeducação, “o método escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é estimular que cada jovem desenvolva sua capacidade e seus interesses, colocando desafios a serem superados, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções, mas sempre os respeitando individualmente suas barreiras”.
- JUSTIFICATIVA
Hoje tenho um contato maior com a natureza todo fim de semana vou para a floresta nacional de Brasília andar de bicicleta percebo que ao longo dos meus passeios vejo muito lixo nas trilhas que muitos não têm o mínimo respeito, surgiu a ideia do passeio pela floresta para alertar sobre a importância preservação da mata em nossas vidas. Cheguei há uma conclusão que nada melhor para os alunos ter uma aula ao ar livre, com um contato maior com a natureza.
Um dia não vai resolver tudo, mas vai colaborar para o melhor entendimento de como todo esse recurso é importante para nossa sobrevivência e que sem ele não existirá vida, com os escoteiros, uma pessoa como guia e o professor de geografia essa aula nesse dia se tornaria mais completa, melhor e de fácil entendimento.
...