Portfólio Ciclo 3 - Estética Elaboração de Um Plano de Aula
Por: João Lindemann • 30/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
Claretiano – Centro Universitário
Curso: Licenciatura em Música
Tutor: Adriano Justino Moreira
Aluno: João Antonio Camboim Lindemann
Elaboração de um plano de aula
A visão estética de Pareyson da arte como um fazer revela-se na criatividade, na experiência e na técnica. A temática desenvolvida para a aula será “A Arte de Compor”, pois trabalha a capacidade criativa do adolescente de acordo com o que ele pensa e realiza, ou seja, trabalha uma experiência musical daquilo que ela compreende como belo, além de se envolver com a técnica criativa do ritmo, da sonoridade, da harmonia, dos gêneros musicais e da estruturação musical aplicada.
Haveria a necessidade de seis aulas, ou seja, cinco horas de duração. De acordo com a disposição e o interesse dos alunos, poderá ser feito um evento de exposição, de uma a duas horas, das obras musicais criadas, que envolveria toda a comunidade local, familiares e amigos dos alunos, especificamente daqueles que irão dispor de suas músicas para a apresentação, pois terá a opção de não apresentar o trabalho realizado caso o grupo não desejar.
O plano de aula é direcionado a alunos do Ensino Fundamental II até o Ensino médio que já foram introduzidos a música, assim envolvendo os alunos do sexto ano até o terceiro do Ensino Médio. A didática também poderá ser utilizada em oficinas dedicadas a corais, aulas particulares e aulas grupais, alterando detalhes da estruturação do plano de aula.
A faixa etária ideal que convém a didática é a partir dos 12 anos de idade, quando estabelecido no ambiente escolar ou fora dele. Tido avaliado o nível de compreensão musical, não poderia ser realizado com crianças que não tiveram introdução e experiência musical. Caso a criança tenha os atributos necessários para a aplicação do plano de aula, poderá ser realizado com a mesma.
Como dito anteriormente, serão seis aulas ao todo, e em cada aula será tratado um aspecto da composição musical. Os conteúdos aplicados serão a apreciação do belo em obras musicais; a exploração da estrutura musical em diferentes obras; a construção de um poema e de uma melodia; terminar e organizar o poema e a melodia; a cifragem e a adaptação de cada trabalho e, por fim, uma apresentação breve de cada trabalho e um breve comentário de um aluno do grupo sobre sua criação.
Na primeira aula, será exibido quatro músicas de diferenciados estilos musicais. Em seguida as possibilidades de músicas a serem exibidas: High Hopes – Panic At The Disco; Requiem, Dies Irae – Giuseppe Verdi; Tutti frutti – Elvis Presley; Vou Desafiar Você – MC Sapão. Logo após, cada aluno vai escolher sua música favorita dentre estas e comentará o porquê de ter escolhido ela. Será perguntado a cada aluno três questões a respeito de seu comentário.
A segunda aula possibilitará o aluno a entender como se forma a estruturação de diversas músicas. A turma será dividida em grupos para incentivar a coletividade. Uma música, com letra, será eleita por grupo, e então também será eleito, em cada grupo, um integrante que falará por todos os outros integrantes. Ele falará sobre a música que escolheu, principalmente o motivo da escolha, as características estruturais que ela carrega, e a visão estética do grupo. O integrante eleito comentará sobre todos estes itens: o gênero musical, a banda ou grupo musical e seus integrantes, quantas estrofes carrega, se tem refrão, os instrumentos que executam a música, o que sente ao escutar a música, e por fim, selecionar uma estrofe da música e comentar o que acha que o autor sentia e fazia no momento, ou seja, sua inspiração.
Para a terceira aula se apresentará a atividade a ser avaliada, que será a música que cada grupo irá compor. Esta aula se voltará completamente a construção de cada música. O professor transitará de grupo em grupo para ver se há alguma dificuldade na construção da letra, do ritmo ou de seu gênero e intermediará caso for necessário. A ajuda do professor não influenciará na nota do aluno que a solicitou, pois salienta-se a possibilidade de grupos que ainda não são capazes de compor de forma prática e eficiente. O intuito desta aula é terminar boa parte da letra, já encaixada na sua melodia própria. Caso o grupo não conseguir terminá-la a tempo, será disposto a primeira parte da quarta aula.
...