Pratica Curricular Continuada
Monografias: Pratica Curricular Continuada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caiovnst • 24/6/2014 • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 509 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO GUAMÁ - SETORIAL BÁSICO
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE HISTÓRIA
TURMA: LICENCIATURA 2014
DISCIPLINA: PCC I – ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO 2º AO 5º ANO
CAIO VINICIUS DA SILVA SANTOS
RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR CONTINUADA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUGUSTO OLÍMPIO NO PERÍODO DE 06 A 21 DO MÊS DE MAIO DE 2014
BELÉM
Junho/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO GUAMÁ - SETORIAL BÁSICO
FACULDADE DE HISTÓRIA
TURMA: LICENCIATURA 2014
DISCIPLINA: PCC I – ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO 2º AO 5º ANO
Caio Vinicius da Silva Santos
RELATÓRIO DE PRÁTICA CURRICULAR CONTINUADA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUGUSTO OLÍMPIO NO PERÍODO DE 06 A 21 DO MÊS DE MAIO DE 2014
Relatório de observação apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina PCC I – ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO 2º AO 5º ANO.
Professora: Conceição Almeida
BELÉM
Junho/2014
SUMÁRIO
INSTRODUÇÃO........................................................................................................04
RELATO DAS OBSERVAÇÕES......................................................................................05
ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES......................................................................................08
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................10
APRESENTAÇÃO ou INTRODUÇÃO
Venho através deste relatório contar sobre minha experiência como aluno da Universidade Federal do Pará discente de Licenciatura em História na disciplina Prática Curricular Continuada (PCC) desenvolvendo atividade na escola Augusto Olímpio.
Antes venho fazer um breve histórico da escola. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Augusto Olímpio” localizada na av Ceará, 595 no bairro de Canudos foi inaugurada no dia 19 de abril de 1941 com o nome de Grupo Escolar Desembargador “Augusto Olímpio” inicialmente atendendo em dois turnos alunos do ensino infantil à 5ª série contanto com 6 salas de aula. Em 1965 a estrutura do prédio foi ampliada ganhando mais seis salas, em 1973 ampliou o atendimento para alunos da 8ª série e em 1987 foram construídas mais oito salas e um refeitório para melhor atender os alunos.
Hoje sob a direção do professor Adnauer Souza Souza a escola conta com ensino infantil, fundamental e médio e 19 salas de aulas para acomodar seus alunos.
A escola “Augusto Olímpio” recebeu esse nome em homenagem ao Desembargador Augusto Olímpio de Araújo e Souza, uma das figuras da Magistratura e do Magistério paraense. Augusto Olímpio de Araújo e Souza bacharelou-se em direito pela Faculdade de Direito de Recife onde viajou para o Estado do Pará e foi convidado para ser auxiliar do governo do Dr° Paes de Carvalho, governador do estado na época, e juntos fundaram e impulsionaram oito escolas. No governo seguinte, do Dr° Augusto Montenegro, foi nomeado procurador do Estado e junto com o governador fundou mais vinte e nove escolas sob sua direção e fiscalização. E devido a todo seu trabalho e dedicação recebeu uma homenagem tendo seu nome em uma escolas no estado que serviu.
Este relatório conterá minha experiência nas turmas 901 e 902 do 5º ano, 4ª série, onde ficava alternando entre as turmas e percebia comportamentos diferentes dos alunos e professores em cada turma.
RELATO DAS OBSERVAÇÕES
Em meu primeiro dia na escola “Augusto Olímpio” fui encaminhado para a turma 902 do 5º ano, 4ª série, uma turma onde os alunos eram todos repetentes e por isso a professora da turma, tinha alguns problemas. O tamanho da sala acomodava perfeitamente os 19 alunos, contava com quatro ventiladores de teto funcionando perfeitamente, quatro lâmpadas e três funcionando, quatro janelas grandes e a porta que sempre ficava aberta. Os alunos aparentavam ter em média uns 15 anos e frequentemente eram advertidos pela professora que quase sempre os chamava atenção.
Ao dar aula de matemática do assunto que era “sistema de numeração decimal” a professora copiou no quadro o contexto histórico do assunto que estava no livro e por copiar bastante um dos alunos questiona perguntando “eu pensei que era aula de matemática professora”.
E na hora de copiar o que estava no quadro a maioria dos alunos copiou em silêncio com exceção de alguns alunos que simplesmente deitaram na cadeira e outros que ficaram conversando. Ao tentar explicar, sobre o sistema de numeração decimal a professora leu e explicou os fundamentos tentando interagir com os alunos, porém sem sucesso, pois na hora da explicação poucos ou nenhum realmente estavam interessados.
Um dos alunos, embora pareça bagunceiro, é inteligente e se sobressai
...