Praticas curriculares vivenciadas no Ciclo de Alfabetização
Por: Augusto Talon • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 1.191 Visualizações
TURMA: PEDAGOGIA TESOURO
NOME: Maria Jose Gonçalves Amorim
Professora: Esp. Evony Castelo Branco
ATIVIDADES
- Como você enquanto profissional da educação vê a relação entre teoria e pratica, com os conteúdos aplicados ao ensino das ciências Humanas no Ciclo de alfabetização?
R= Vejo a relação entre teoria e pratica nas ciências humanas, como um campo de conhecimentos formados pelas varias ciências que tem como objetivo de estudar as relações entre os seres humanos e destes com a natureza, em determinado tempo e espaço, sendo aplicadas em conjunto de teoria e pratica no ciclo de alfabetização que, ao dialogarem com conceitos de outras ciências, ampliam a compreensão das crianças sobre o mundo social.
- Faça uma analise da inserção do Ensino das Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização.
R= No meu ponto de vista foi muito importante essa inserção do ensino das ciências humanas na alfabetização, pois desde pequeno as crianças vão se aperfeiçoando a vida adulta e do mundo, sem contar que na alfabetização já tinha muitas praticas de ciências humanas que, agora consta na teoria.
- Será que a vivencia de praticas escolares pautadas na reflexão, na problematização, na interpretação e localização de acontecimentos, na construção de narrativas situadas espacial e temporalmente, não propiciaria às crianças, já no Ciclo de alfabetização, as ferramentas para compreensão do mundo social e para construção de modos de ser, de sentir e de agir?
R= Entendemos que estas são questões complexas, mas percebi também que essa complexidade emerge do enredamento que configura as sociedades atuais, para as quais teremos que propor transformações a partir da formação das novas gerações. A convivência social contemporânea supõe a formação de pessoas criticas criativa, solidariam afetiva e, sobretudo, comprometida com a mudança social. Assim aqui os conceitos tratados tempo/espaço, cultura e relações sociais assumem objetivo de discutir sobre o ensino e a aprendizagem desses conceitos.
- De que forma as políticas curriculares dialogam com as praticas curriculares vivenciadas no Ciclo de Alfabetização
- Que conteúdos estariam compondo as experiências de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos das Ciências Humanas nessa fase do desenvolvimento infantil?
R= as Ciências Humanas, representadas nos currículos da Educação Básica pelos conhecimentos da História, da Geografia, da Sociologia e da Filosofia, e, nos anos iniciais, pelo ensino de Geografia e História
- Seria possível pensar o ensino desses conhecimentos em contraposição a idéia de transmissão de conteúdo?
R= Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que através do lazer e com prazer estimulam satisfatoriamente todo o processo de aprendizagem do indivíduo. Cabe ao professor propiciar através dos recursos adequados às necessidades de sua escola jogos e brincadeiras com intuito de garantir aos alunos um aprendizado eficaz. Desta forma percebemos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano. Em qualquer idade, mas, principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada de maneira a desenvolver suas potencialidades.
...