Preservação documento
Por: Carolina Burlamarque • 23/6/2016 • Ensaio • 253 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Critérios para definir o estado de conservação dos documentos no APERS
Uma das principais funções do Centro de Documentação da Cinemateca Capitólio é a preservação dos documentos que contam a história audiovisual do Rio Grande do Sul, desta forma o Centro definiu conceitos básicos do estado de conservação dos documentos que servirá para definir a prioridade de reparos a serem feitos nos documentos, bem como a sua disponibilização ou não para a consulta.
Assim, para se definir o estado de conservação deve-se analisar o documento de acordo com os conceitos abaixo e escolher a opção em que melhor o documento se enquadra, sendo elas as seguintes:
Bom - o documento esta em bom estado de conservação, as folhas não possuem rasgos, dobra ou perda de suporte.
Regular - o documento apresenta sujidade, pequenos rasgos e/ou dobras, manchas d´água, fita durex, pequena perda de suporte ou capa, manchas de oxidação dos clipes ou grampos e pequeno ataque biológico (insetos ou fungos).
Péssimo - o documento apresenta grande ataque biológico com sério comprometimento do manuseio e legibilidade do texto, fungos, oxidação da tinta ferrogálica com migração da escrita para o verso, grande perda de suporte, esmaecimento da tinta e acidificação do papel.
Interditado - o documento apresenta avançado estado de deterioração, suporte quebradiço devido ao alto grau de acidificação do papel e da oxidação da tinta ferrogálica, intenso ataque biológico impossibilitando a leitura do texto. Impróprio para manuseio.
Parcial Recuperado - quando o documento já passou por pequenos reparos como: colagem de folhas, consertos, preenchimentos, costuras de lombadas, etc.
CDM Capitólio
...