Principios Administrativos
Dissertações: Principios Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gersicaalmeida • 6/11/2013 • 471 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
1. Discuta as principais contribuições trazidas pelas duas Revoluções Industriais.
A passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
A mecanização da indústria e da agricultura;
O desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor;
O desenvolvimento dos transportes e das comunicações;
A expansão do capitalismo, que passou a controlar quase todos os ramos da atividade econômica.
2. Quais princípios administrativos foram defendidos por Taylor e Fayol? Quais influências são percebidas na contemporaneidade?
Para Taylor os princípios foram de planejamento, preparo controle e execução.
Para Fayol os princípios foram de divisão do trabalho, disciplina, unidade de comando, iniciativa e espírito de equipe.
Analisando as teorias administrativas e a evolução das mesmas, conclui-se que as proposições não são antagônicas, mas se completam. O capitalismo moderno tem determinado que as atividades intelectuais e de comunicação integrassem crescentemente todos os níveis das atividades produtivas, incluindo os trabalhadores da linha de produção, e exigindo que esses sejam polivalentes, ou seja, carece de uma aliança entre a produtividade e a capacidade humana dos operários. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção às propostas das organizações flexíveis: unindo a racionalização da produção capitalista (de acordo com as Teorias Clássicas) com as sugestões dadas pelos trabalhadores (criatividade e produção intelectual humana).
3. Debata as funções da administração e como elas podem atuar e influenciar na ação de um gestor.
Planejamento: As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. Organização: Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas). Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, motivação e desenvolvimento de pessoal. Controle: Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
Para alcançar a qualidade é necessário que o gestor saiba utilizar todas as funções da administração. Desta forma, o papel e presença do gestor têm relevância fundamental para o planejamento, organização das ações conforme os recursos existentes e os a serem conquistada, direção para cumprir a missão, desempenhar funções rumo à visão e controlar para que as ações estejam de acordo com o planejado, podendo ser corrigidas adequando às necessidades do ambiente interno e externo que estão em constante processo de mudança.
4. Conceitue administração e a importância do gerenciamento para as organizações.
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções
...