Principios De Fayol
Artigo: Principios De Fayol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipesouzajf • 23/9/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Os princípios de Fayol
No ano de 1916 o engenheiro Henry Fayol , nascido em Constantinopla e naturalizado na França apresentou uma proposta de doutrina administrativa. Ele justificou seus estudos com o objetivo de “facilitar” a gerência de empresas de todas os tipos ou índole. Ele desenvolveu 14 princípios que eram considerados ideais para se aplicar em qualquer tipo de organização:
1)Divisão do trabalho: Um trabalhador produz mais e melhor executando uma única tarefa, fazendo o mesmo esforço sempre. A especialização é o melhor jeito de se usar o esforço humano.
2) Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens a seus subordinados dentro da empresa e conseguir a obediência, e a responsabilidade é a consequência da autoridade imposta pelos chefes a seus subordinados.
3) Disciplina: É necessário seguir e obedecer às regras da organização. A melhor maneira de obter bons chefes e regras justas e claras, e bons acordos, é aplicar as sanções com justiça.
4) Unidade de comando: Cada empregado deve possuir somente um chefe.
5) Unidade de direção: Todos os setores da organização devem seguir atrás dos mesmos objetivos, sempre com um esforço coordenado.
6) Subordinação do interesse individual ao geral: Os interesses da empresa sempre devem ter prioridade sobre os interesses dos funcionários.
7) Remuneração dos empregados: A compensação e o salário para os empregados devem ser justos, tanto para os empregados como para a organização.
8) Centralização: Deve haver um equilíbrio entre o envolvimento do empregado, através da descentralização, e a autoridade final do administrador, através da centralização.
9) Hierarquia: As empresas devem seguir uma linha de autoridade e comunicação, que vem do alto até os níveis mais baixos e deve ser seguida pelos administradores e pelos seus subordinados.
10) Ordem: As pessoas e os materiais de trabalho devem estar em seus lugares adequados e no tempo certo para o máximo de eficiência, isto é, um lugar exato para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11) Equidade: É necessário ter bom senso e experiência para assegurar um tratamento justo a todos os empregados, todos devem ser tratados da mesma forma.
12) Estabilidade de Pessoal: Deve se ter o mínimo de rotatividade de mão-de-obra, para manter a eficiência da organização.
13) Iniciativa: Os empregados devem ser encorajados a desenvolver e implementar planos de melhorias.
14) Espírito de grupo: A empresa deve ter um trabalho em grupo, para isso a administração deve promover um espírito de unidade e harmonia entra os empregados.
...