Principios Performance E Planejamento De Voo
Trabalho Universitário: Principios Performance E Planejamento De Voo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuanTissot • 13/5/2014 • 944 Palavras (4 Páginas) • 829 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Princípios, Performance e Planejamento de Voo
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Eron Jose de Abreu Barish
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
As leis de Newton do movimento foram e são extremamente importantes para o projeto, o desenvolvimento e a construção de dispositivos mecânicos. Todos os objetos que se movimentam a velocidades bem menores do que a da luz obedecem a essas leis. Dentro dessa perspectiva, escreva um texto dissertativo, de aproximadamente 15 linhas, sobre os seguintes conceitos:
a) Como o conceito de massa é melhor entendido, à luz das Leis de Newton? (1,0)
Podemos dizer que a massa normalmente esta associada ao peso de determinados objetos. Mas conforme a segunda lei de Newton, a força aplicada sobre um corpo é diretamente proporcional a aceleração que ele sofre. Sendo assim, podemos dizer que ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ou também, é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo. Sendo assim, as noções de massa surgem a partir da confluência de duas leis: a lei da gravidade universal e a segunda lei de Newton.
b) Como se pode interpretar o conceito de força, se a aceleração for entendida como sendo uma variação no estado de movimento? Contextualize isso, em termos das principais forças que agem na aeronave, com o voo nas seguintes condições: (2,0)
• Voo nivelado com velocidade constante;
• Subindo com velocidade constante;
• Descendo com velocidade constante.
O conceito de força:
-Em vôo nivelado e com velocidade constante: o ar escoa pela asa com maior velocidade no extradorso do que no intradorso, devido a sua curvatura. O aumento da velocidade corresponde a uma redução na pressão. O resultado é a força, que empurra a asas para cima e para trás, mantendo o avião no ar.
-Em vôo de subida e com velocidade constante: a força gerada no aerofólio será constante, mas a tração deve ser maior, ou seja, a força da tração da hélice é inclinada para cima, sendo possível suportar parcialmente o peso do avião, aliando a carga sobre a asa.
-Em vôo descendente: a força é gerada pela gravidade, desta forma a tração do motor pode ser considerada nula, mas para isso a trajetória deverá ser descendente.
Questão 2:
Um dos procedimentos mais importantes para um piloto de helicóptero treinar é o procedimento de auto rotação. Uma simulação deste procedimento pode ser vista no vídeo Helicóptero – Auto rotação (Disponível em: <http://canalpiloto.com.br/helicoptero-auto-rotacao/>. Acesso em: 04 abr. 2013). Esse procedimento é feito utilizando-se o fato de que se descoplarmos o motor das pás, essas continuam, por conservação de momento angular, a girar, o que pode ser aproveitado para um procedimento de emergência. Pesquise sobre o procedimento de auto rotação em voo não pairado e descreva-o, mostrando:
a) Quais comandos de voo do helicóptero o piloto usa? (1,0)
Em um caso de parada de motor, usa-se o coletivo para baixo reduzindo o ângulo das pás para o mínimo e os demais comandos para controlar a aeronave até o solo.
b) Quais os seus efeitos nas superfícies de
...