Princípios Da água
Artigos Científicos: Princípios Da água. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurinha • 15/8/2013 • 964 Palavras (4 Páginas) • 635 Visualizações
RESENHA: PROPRIEDADES E PRINCÍPIOS FÍSICOS DA ÁGUA QUE FUNDAMENTAM A HIDROTERAPIA.
Os princípios hídricos podem ser divididos em hidrostática e hidrodinâmica, que estudam o comportamento dos líquidos em repouso e em movimento, sucessivamente. As principais propriedades físicas da água de maior alcance clínico sobre o corpo imerso são: densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade, tensão superficial e refração.
A hidroterapia é um recurso, seu reconhecimento e muito recente no meio cientifico, mais esta muito bem fundamentada com uma ampla gama de pesquisas realizadas.
Para entendermos os efeitos da imersão é necessário entender alguns princípios básicos como quando o corpo encontra imerso em repouso é considerado hidrostático, a água ou o corpo em movimento hidrodinâmica, e a troca de calor entre o corpo e o meio é considerado termodinâmica.
Quando o corpo encontra-se imerso as forças físicas da água agem de maneira com que haja alterações fisiológicas extensas, afetando quase todos os sistemas do organismo. Os efeitos fisiológicos podem somar-se aos desencadeados pela prática de exercício físico na água, tornando as respostas mais complexas.
A leveza que a água proporciona ao corpo é uma das principais vantagens do tratamento na piscina, pois após o controle do equilíbrio o paciente libertar-se do medo e domina o meio aquático fazendo com que tenha uma melhor evolução no seu tratamento.
A densidade relativa varia com a porcentagem de gordura corporal, a composição entre massa magra e massa gorda vai definir a densidade relativa de cada pessoa, mulheres tendem a ter densidade relativa menor que os homens, enquanto que as de bebês e de idosos são menores que dos adultos.
O empuxo ou flutuação é uma força de sentido contrário à gravidade, confere ao corpo imerso um efeito de sustentação. Contrapõe-se ao acúmulo venoso nos membros inferiores, auxiliando na redução de edemas e facilitando a circulação venolinfática. A principal vantagem do empuxo é a redução do peso suporte. A pressão exercida pelo líquido sobre o corpo submerso é denominada como pressão hidrostática (Lei de Pascal). Quanto maior a profundidade em que o corpo se encontra, maior será a pressão exercida sobre ele. Em um indivíduo que esteja em pé, a pressão hidrostática será maior na região de maior profundidade, ou seja, os pés. Se o objeto estiver em repouso, como em um relaxamento, a pressão exercida em todos os planos será igual, porém se o mesmo estiver em movimento juntamente com a água, a pressão apresenta-se reduzida, com um afundamento parcial provocado pelo empuxo. Esta propriedade permite a melhora da condição respiratória dos pacientes imersos, uma vez que existe uma resistência à expansão torácica, assim como o aumento do débito cardíaco e da diurese. A turbulência consiste no fluxo irregular das moléculas de água, está relacionado com a pressão e a velocidade através de um fluxo de corrente. Quanto maior a velocidade do movimento maior a turbulência. Aplicada em outras técnicas, a turbulência pode funcionar como uma massagem profunda, provocando a pressão e o alongamento dos tecidos tensos, bem como da estimulação dos mecanorreceptores levando ao alívio da dor. A viscosidade ou resistência do fluido é outra propriedade resultante da fricção entre as moléculas do fluido, que tendem a aderir-se à superfície do corpo que se move através dele, causando resistência ao seu movimento. O aumento da temperatura reduz a viscosidade do líquido, logo piscinas aquecidas apresentam menor viscosidade que piscinas frias. A refração é a deflexão de um raio ao passar de um meio menos denso a um mais denso ou vice-versa.
O
...