Probabilidade E Estatistica
Trabalho Escolar: Probabilidade E Estatistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: weslley2014 • 25/3/2014 • 2.538 Palavras (11 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PROBABILIDADE E ESTATISTICA
CAMPO GRANDE - MS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Campo Grande, como exigência parcial da disciplina “Probabilidade e estatística”, do 1º semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do
Campo Grande/ MS
MARÇO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________________________04
INTRODUÇÃO A ESTATISTICA______________________________________06
POPULAÇÃO E AMOSTRA __________________________________________09
CONTROLE ESTATICO DO PROCESOS _______________________________08
GRAFICOS ________________________________________________________10
PESQUISA A CAMPO _______________________________________________12
RESULTADOS DE PESQUISA________________________________________24
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS_____________________________________25
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, descrever sobre a introdução da estatística, como funciona os processos da estatística além de quais são os tipos de gráficos para amostragem, também temos no fim deste trabalho uma simulação de como funciona uma pesquisa a campo e como ela pode nos ajudar em uma decisão ao abrir um negocio por exemplo.
Introdução à estatística
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
Estatística descritiva
É a parte da Estatística que procura somente descrever e avaliar certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior.
A Estatística Descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:
• Definição do problema:
• Planejamento
• Coleta dos dados
• Crítica dos dados
• Apresentação dos dados tabelas
• Gráficos
• Descrição dos dados
Na estatística descritiva teremos também dois métodos que podem ser usados para a apresentação dos dados: métodos gráficos (envolvendo apresentação gráfica e/ou tabular) e métodos numéricos (envolvendo apresentações de medidas de posição e/ou dispersão).
População e amostras
Toda pesquisa estatística é realizada com o fim de atender determinado público alvo. Esse público alvo é denominado população, e é com base nesse conjunto de pessoas que os dados da pesquisa são coletados e analisados de acordo com a pesquisa.
Toda população se distingue por apresentarem características próprias, e cada uma delas serve de parâmetro quando damos início a um projeto de pesquisa estatística. Podemos dar como exemplo de população, funcionário de uma empresa, habitantes de uma cidade, alunos de uma escola, entre vários outros.
Já a amostra se caracteriza por ser uma espécie de subconjunto, ou uma parte da população. A amostra é muito utilizada quando a população a ser pesquisada é muito grande. Os custos de uma pesquisa é crescente de acordo com o número de pesquisados, então a amostra pega uma pequena parte do total e faz a pesquisa em cima dessa fração da população.
Tipos de amostras
Amostragem simples sem reposição: É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela. Seja uma população numerada de 1, 2, ... , N, e deseja-se obter uma amostra de tamanho n. Então, cada unidade amostral terá probabilidade n/N de pertencer a amostra.
Exemplo: Existem 20 000 domicílios e desejamos selecionar uma amostra de tamanho 100 (n=100), sem reposição, obtemos as seguintes probabilidades.A probabilidade de um particular domicílio estar incluído
...