Processo Civil II
Trabalho Escolar: Processo Civil II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jad24 • 21/9/2013 • 217 Palavras (1 Páginas) • 336 Visualizações
1ª Questão.
Foi proposta ação declaratória de paternidade. O réu, regularmente citado, não respondeu. Diante da revelia, foi proferida, logo em seguida, sentença, julgando-se procedente o pedido, apesar de nunca ter sido
realizado exame de DNA, que comprovasse a paternidade em questão. O réu recorreu, suscitando a nulidade da sentença, por não ter havido a prova necessária à comprovação da paternidade, frisando (o mesmo réu) que, mesmo tendo sido revel, deveria o juízo zelar para que tal prova fosse produzida e nada disso ocorreu, pois imediatamente após a revelia, a sentença foi proferida. A primeira petição apresentada pelo réu, no processo, foi o recurso de apelação (contra a sentença) em questão. O órgão responsável por julgar o recurso entendeu estar correto o juiz, por ter aplicado o art. 330, CPC, segundo o qual, havendo revelia, deve-se julgar antecipadamente a lide.
A) Considerando-se a ordem jurídica processual aplicável ao caso, quem está correto: o réu ou os órgãos jurisdicionais mencionados (de 1ª e 2ª instância)? Explique.
R: O Juiz errou, embora não houve contestação, não houve revelia relevante, de acordo com o Art. 320 , II c/c 330, II do CPC.
B) O prazo para o réu recorrer iniciou-se a partir de qual ato processual? Explique.
R: a partir da publicação da sentença.
...