Processo De Soldagem
Artigo: Processo De Soldagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcopires621 • 24/5/2014 • 7.026 Palavras (29 Páginas) • 530 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Brasil cresce e o setor de solda também. Novos processos estão ganhando força: Novas construções para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Novas usinas de mineração e energia, além de inúmeros empreendimentos na construção civil, novas fábricas automobilísticas e crescimento sem fim nos setores naval, petrolífero, de gás, petroquímico, metalúrgico, eletromecânico e de papel e celulose. Isto sem falar na importância e magnitude do pré-sal.
A lista de empreendimentos é grande, e a expectativa de crescimento da indústria brasileira para os próximos anos também. O desenvolvimento do País alavanca outros diversos setores, e a soldagem é um dos que certamente precisam e vão avançar. Com demandas cada vez mais ascendentes e prazos sempre mais curtos, um dos maiores desafios do setor, de acordo com o especialista da área é em relação à mão de obra especializada.
Qualidade, eficiência, rapidez e produtividade são as características que todos os empreendimentos devem ter, mas quando o setor ainda carece de novos, competentes e especializados profissionais, as empresas ficam sem ter para onde correr. Algumas aumentam a utilização de sistemas de soldagem automatizados, outras buscam no exterior os trabalhadores que por aqui andam em falta.
Assim sendo, é importante refletir sobre a forma de melhorar o seu desempenho na produtividade e qualidade enquanto sistema produtivo do país, salientado que cada vez mais há competitividade num mercado cada vez mais globalizado, onde os prazos de execução são apertados e com atividades diversificadas e complexas.
No caso da indústria brasileira da engenharia, montagem e manutenção, pode-se afirmar que apesar dos significativos avanços tecnológicos na concepção de novos materiais e mão de obra técnica, ela apresenta, ainda hoje, caráter autodidata com pouco ou sem nenhum conhecimento técnico, na medida em que pouco utiliza as técnicas que fazem o diferencial de qualquer segmento e permitem ganhos significativos, aumentos de produtividade e qualidade.
A definição de produtividade estabelece a relação entre os resultados obtidos do processo produtivo e os recursos consumidos para a sua obtenção. Dessa forma, a produtividade de um sistema organizacional é decorrente da eficiência e do rendimento da mão de obra direta envolvida na execução da tarefa.
Apesar de ainda ser uma opção secundária, quando se trata de construção civil, a utilização de estruturas metálicas evoluiu de forma significativa nos últimos anos, principalmente no que se refere aos métodos de ligação de peças.
O método mais empregado atualmente é o de soldagem. Esse método, apesar de sua grande importância e aplicação, não é de grande domínio dos engenheiros civis, tão pouco dada a sua devida importância.
A soldagem moderna existe desde a década de 20, quando começou a ser mais utilizada em engenharia estrutural, compreendendo edifícios e pontes. Alguns exemplos clássicos são:
• A ponte de 150 m de comprimento em Toronto no Canadá no ano de 1927;
• Também no ano de 1927 o primeiro edifício de grande porte que utilizou
processo de soldagem, o Edifício Sharon nos EUA;
• A ponte Ferroviária Turtle Creek, na Pensilvânia – EUA também em 1927;
No ano de 1930 são feitas nos EUA as primeiras normas de especificações de eletrodos revestidos. Já em 1935 foram desenvolvidos os processos de soldagem a arco submerso e o processo TIG (Tungsten Inert Gás). Designam-se como defeitos ou descontinuidade a qualquer interrupção da estrutura típica de uma junta soldada.
Neste sentido, pode-se considerar como descontinuidade, a falta de homogeneidade de características físicas, mecânicas ou metalúrgicas do material ou da solda.
A existência de descontinuidades em uma junta, não significa necessariamente que a mesma seja defeituosa.
Esta condição depende de aplicação a que se destina o componente e é em geral caracterizado pela comparação das descontinuidades observadas ou propriedade medida com níveis estabelecidos em um código, projeto ou contato pertinente.
Os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade caminham juntos e estão interligados e interdependentes, pois a competitividade decorre da produtividade, e esta da qualidade.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA
Para o desenvolvimento e aplicação de um padrão de qualidade, precisamos considerar três fatores principais: a mão de obra, investimento na qualificação, e equipamentos, não obrigatoriamente sofisticados, mas equipamentos que permitam o bom desenvolvimento dos serviços.
O mercado corporativo busca incessantemente o aperfeiçoamento de seus processos de forma que permita uma redução contínua de custos, associada ao aumento da produtividade e a garantia da qualidade, itens que são essenciais para as organizações se manterem em operação de forma efetiva.
Este trabalho insere-se na área de soldagem, versando sobre o tema de qualidade e produtividade de mão de obra e busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que e preciso para se ter um serviço de soldagem com qualidade sem perder a produtividade, quais os principais fatores influenciadores da mesma e como sugerir mudanças no método de trabalho de modo a melhorar esse nível?
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é demonstrar o controle de qualidade na fabricação de equipamentos utilizando, os processos de soldagem, para planejar, controlar, acompanhar e avaliar a produção de equipamentos a fim de entregar para o cliente final um equipamento que respeite todas as normas e requisitos de qualidade nacionais e internacionais.
3.2 Objetivos Específicos
• Identificar as principais variáveis no processo de soldagem que contribuem diretamente para queda do padrão de qualidade;
• Identificar as principais operações que podem ser otimizadas;
• Propor melhorias no processo baseados nos indicadores de desempenho.
...