Processos De Fabricação II
Artigo: Processos De Fabricação II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romulovenino • 20/3/2015 • 3.943 Palavras (16 Páginas) • 515 Visualizações
Fabricação com materiais metálicos.
Processos de usinagem
Usinagem é o processo de fabricação que consiste em remover o sobremetal de uma peça ou de um bloco de aço para obter um ou vários produtos. Assim, removendo o sobremetal, a peça adquire a forma, as dimensões e o acabamento que estão especificados no desenho de execução ou desenho da peça.
O sobremetal removido da peça ou material bruto é transformado em cavaco. E cavaco é o excedente do ferro fundido, do aço, do alumínio, do bronze e de outros materiais retirados de uma peça durante o processo de usinagem. Portanto, os cavacos são constituídos por lascas, pedaços ou fragmentos extraídos do material usado na fabricação de uma peça qualquer.
A remoção do sobremetal ocorre em duas fases: desbaste e acabamento da peça.
Desbaste é a fase inicial da usinagem. É utilizada para dar forma ao material que ainda não passou pelo acabamento definitivo. Na fase do desbaste, os cavacos obtidos são grossos e a superfície da peça desbastada apresenta sulcos profundos. No acabamento, podemos obter um produto com dimensões finais e rugosidade adequada.
No acabamento, os sulcos produzidos na superfície quase não são percebidos, pois os cavacos obtidos, em geral, são finos
Ferramentas de corte
O sobremetal pode ser removido manualmente, com o auxílio de uma ferramenta de corte, como é o caso da limagem. A remoção do sobremetal também pode ser feita mecanicamente, por exemplo, na furação.
As ferramentas de corte são classificadas em monocortantes e multicortantes.
As ferramentas monocortantes, conhecidas por bite, apresentam barras com extremidades adequadamente afiadas para o tipo de operação e de material a ser trabalhado.
A associação ou combinação de ferramentas monocortantes dá origem às ferramentas multicortantes. Por essa razão, as multicortantes dispõem de múltiplas facas de corte, ao contrário das monocortantes que apresentam apenas uma.
As facas de corte também são conhecidas por arestas de corte ou lâminas de corte.
O conjunto mecânico responsável pelos movimentos destinados à remoção do sobremetal recebe a denominação de máquina operatriz ou máquina-ferramenta.
Existe, na indústria, uma variedade de máquinas operatrizes. Provavelmente, você
A associação ou combinação de ferramentas monocortantes dá origem às ferramentas multicortantes. Por essa razão, as multicortantes dispõem de múltiplas facas de corte, ao contrário das monocortantes que apresentam apenas uma.
Maquinas e operatrizes
O conjunto mecânico responsável pelos movimentos destinados à remoção do sobremetal recebe a denominação de máquina operatriz ou máquina-ferramenta.
Existe, na indústria, uma variedade de máquinas operatrizes como: tornos, fresadoras, mandriladoras, plainas, furadeiras, retificadoras cilíndricas ou planas, máquinas copiadoras e máquinas de eletroerosão
A escolha de uma ou outra máquina depende das especificações técnicas exigidas da peça tais como formato do produto, acabamento superficial e exatidão dimensional.
Portanto, com o auxílio das máquinas operatrizes, é possível obter superfícies com formatos diversos, isto é, planas, curvas, cilíndricas, cônicas e outras, como mostra a figura a seguir.
Além de atender às especificações técnicas exigidas na fabricação de determinado produto, as máquinas operatrizes tanto fabricam peças unitárias quanto produtos em larga escala.
Os principais movimentos de usinagem são: movimento de corte; movimento deavanço e movimento de profundidade.
O movimento de corte consiste na volta ou curso dado no material bruto ou na ferramenta para remover o sobremetal localizado neste percurso. Nos manuais, catálogose demais documentos, o movimento de corte é indicado pelas letras mc. O movimento de corte gera o comprimento do cavaco.
Já o movimento de avanço possibilita a retirada do sobremetal nas voltas ou cursos seguintes, dando origem à espessura do cavaco. O movimento de avanço é indicado nos
manuais, catálogos e demais documentos pelas letras ma.
O movimento de profundidade, por sua vez, permite a regulagem do corte,gerando a largura do cavaco. Nos manuais, catálogos e demais documentos, o movimento de profundidade é indicado pelas letras mp. O movimento de profundidade difere do movimento de avanço uma vez que é realizado a cada passe feito.
Podemos estabelecer as seguintes relações:
• movimento de corte comprimento do cavaco
• movimento de avanço espessura do cavaco
• movimento de profundidade largura do cavaco
Veja nas figuras a seguir exemplos de situações em que os movimentos de usinagem estão indicados de maneira associada.
Observação - Para designar esses movimentos, adotar as letras: mc; ma; mp; map e mas.
Processos de fundição
Princípio dos processos de fundição
Moldagem de ligas metálicas no estado líquido.
Exemplos de produtos obtidos
– lingotes;
– tarugos;
– bases de máquinas;
– carcaças de máquinas;
– blocos de motores;
– rodas e polias;
– estátuas
Características Gerais
– processo primário (parte da matéria prima bruta): produz lingotes e tarugos
– processo secundário: produz peças já acabadas ou semi-acabadas
...