Processos de sala de aula
Tese: Processos de sala de aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/9/2014 • Tese • 613 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Processos de Sala de Aula
Gestão de Sala de Aula
- O sucesso da aula depende da interação entre todos, além de sua capacidade de se antecipar e se preparar para imprevistos.
- O sucesso do ensino depende de vários fatores, como a interação entre as crianças e a relação delas com você e com o objeto de conhecimento. Para planejar levando em conta a personalidade e o nível de aprendizado de cada um, é preciso observar, fazer diagnósticos e analisar a produção deles com frequência.
Cotidiano em Sala de Aula.
- “O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam”,
- Se possível chegue à sala antes do início da aula. Coloque o objetivo da aula no quadro, organize os recursos de ensino ou tecnologia que irá utilizar.
- Cumprimente os alunos na porta.
- Quando todos estiverem na sala, tente estabelecer um contato visual com todos e garantir o silêncio antes de “começar a aula”.
- A aula deve ter um encerramento claro, da mesma forma que tem um início definido. O encerramento de uma vai dizer as opiniões dos alunos com relação a suas experiências de aprendizagem com a sua disciplina. Facilitando você a buscar o tema da próxima aula.
Dificuldade de aprendizagem
- Esses problemas devem-se a diferentes fatores isolados ou associados entre si, e somente a avaliação e a intervenção precoce das dificuldades, pode levar ao sucesso na aprendizagem escolar.
- O papel da escola nesse em muitos outros sentidos na vida das crianças, ultrapassa o âmbito pessoal e se reflete no crescimento da sociedade como um todo.
- Escola, família e sociedade são responsáveis não só pela transmissão de conhecimentos, valores, cultura e mas também pela formação da personalidade social dos indivíduos.
- A Aprendizagem é um processo que se realiza no interior do indivíduo e se manifesta por uma mudança de comportamento relativamente permanente.
- Quando a criança chama a atenção de seu professor pela problemática que apresenta para aprender e se esta dificuldade não demonstrou ter ligação com a prática pedagógica usada, a avaliação desse profissional deve necessariamente ser levada aos pais, no sentido de os alertar a procurarem um trabalho especializado na área da aprendizagem.
- Levar a Criança até um especialista para analisar e tomar as providencias necessárias.
Indisciplina
Há cinco erros frequentes cometidos pelos professores que não deve ser feito em nenhuma situação dentro de sala de aula, Que são :
- Disciplinar toda a sala de uma só vez.
- Bater boca com o Aluno.
- Ameaçar com frequência e não cumprir.
- Uso de linguagem não verbal
- Aulas exaustivas e sem graça.
Portanto podemos dizer que :
- A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra.
- O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação.
- O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?
Conclusões Gerais
- É importante compreender que o que acontece na sala de aula encontra-se diretamente relacionado ao que cada professor realiza fora dela .
- Educar e mais do que só passar conteúdos.
...