Programa Saúde Na Escola
Ensaios: Programa Saúde Na Escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: samma • 5/12/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
Como se sabe, a adolescência é um período de dúvidas, questionamentos, mudanças, quando ocorre a busca constante pela identidade e autoconhecimento. Nesta fase, acredita-se que a educação em saúde, abordando a temática sexualidade constitui-se em uma forma de dialogar com os adolescentes, por meio da interação e da possibilidade de estabelecer vínculo entre profissionais de saúde e alunos, favorecendo a troca de experiências e esclarecimentos das principais dúvidas.
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente, a escola tem sido apontada como um importante espaço de intervenção sobre a sexualidade do adolescente e , nos últimos anos, adquiriu uma dimensão social.
A educação em saúde na comunidade escolar abordando a temática sexualidade tornou-se uma importante intervenção em saúde, e as escolas, por sua vez, despontam como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde dos estudantes. Nesse campo, destaca-se principalmente a abordagem da temática de sexualidade, em que problemas de saúde pública como doenças sexualmente transmissíveis, sexo precoce, gravidez na adolescência têm sido vivenciados rotineiramente.
3 OBJETIVO
Elaborar um Projeto Intervenção sobre a Implantação da Educação em Saúde, abordando a temática Sexualidade, na comunidade escolar, no Programa Saúde na Escola do Município de Conselheiro Lafaiete.
4 METODOLOGIA
Para o desenvolvimento do Plano de Intervenção será utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional - PES conforme os textos da seção 1 do módulo de iniciação científica (CORRÊA; VASCONCELOS; SOUZA, 2013) e seção 2 do módulo de Planejamento (CAMPOS; FARIA; SANTOS, 2010).
O Projeto de Intervenção proposto será desenvolvido em dois momentos distintos. Primeiramente será realizado um quiz sobre gravidez na adolescência, sexo precoce e doenças sexualmente transmissíveis, com a participação de alunos de 12 a 16 anos. Serão demonstrados cartazes com 10 perguntas e cada qual será constituído de 02 alternativas para resposta, a partir da qual serão distribuídas folhas com as escolhas A e B para que os educandos levantem a letra que considere ser a correta.
Juntamente com este quiz, será realizada oficina educativa, apresentado materiais contraceptivos e panfletos informativos aos quais permitem uma discussão ampla dos assuntos abordados.
Em um segundo momento, estes alunos serão apresentados, através de uma visita técnica, à Unidade de Saúde respectiva, apresentando-lhes a estrutura da Estratégia de Saúde da Família, bem como seus serviços de promoção à saúde e prevenção ao agravo de doenças. Este momento constitui uma tentativa do estabelecimento de vínculo entre a equipe da Estratégia de Saúde da Família e a Comunidade Escolar, ou seja, saúde e educação, parte constituinte do Programa Saúde na Escola.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica narrativa, visando a elaboração do plano, a partir de bases de dados do Ministério da Saúde, periódicos indexados à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: Sexualidade, Educação em Saúde, Adolescência.
...