Projeto De Extenção A Comunidades
Trabalho Universitário: Projeto De Extenção A Comunidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beteleria • 18/11/2013 • 456 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Resenha: Escritores da Liberdade
ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lagravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Gênero: Drama.
O filme baseado em fato real, com a participação da atriz Hillary Swank, interpretando a professora “Erin Gruwell”, chamada pelos alunos de professora G, onde aconteciam disputas, brigas entre gangues por causa dos problemas raciais.
No início da proposta em trabalhar com aqueles jovens ela não tinha apoio e cansada de presenciar brigas, discussões, desigualdade e desinteresse dos alunos a tal ponto de terminar seu horário de sala de aula sozinha.
Em momentos de dificuldades levava as dificuldades encontrada para que encontrasse uma ajuda ou solução, mas era ignorada pela própria direção. Passou a trabalhar sozinha, arrumar novas sugestões para que pudesse ter interesse da parte dos alunos. Não desistindo, levou uma proposta para a sala que teve interesse por eles que foi através da música, para que pudesse conhecer um pouco mais sobre eles, mas as respostas eram bem duras. Questionava se valia a pena em participar de gangues e de que forma que queriam serem lembrados.
Tiveram a oportunidade de falarem de si mesmo, quais medos possuem, mágoas e a professora Erin então conseguiu através do diagnóstico, um espaço por mais pequeno, conseguiu atingir as necessidade do grupo em geral. Com esse contato e com interesse em participar na vida de cada um, partiu para outra etapa do processo, com a experiência. “O diário de Anne Frank”, foi um excelente idéia para que pudesse fazer a leitura, em seguida pediu para que os alunos registrasse diariamente tudo o que quisesse escrever sobre sua vida.
Assim passaram a fazer isso diariamente e começaram a mudar a maneira de encarar a vida, de uma forma mais positiva, assim lutando pelos ideais que estavam adormecidos não mais da forma violenta, mas agora com conhecimento e respeito. Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independentemente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.
Depois de conseguiram encarar a vida de uma forma mais positiva as dificuldades da vida, ficaram muitos tristes quando descobriram que a querida professora “G”, não estaria com aquele grupo no ano seguinte. Por acharem que acabariam voltando a serem como eram antes, insistiram com autoridades da educação que a professora recebesse permissão para continuar a lecionando para eles. Conseguiram, após muito esforço, na qual a professora “G” doou-se a sua causa pessoal, ajudando na melhoria da qualidade ensino e nas relações entre professor e aluno, mudando a vida de todos, dando algum significado para a vida de cada um
...