Projeto E Extenção A Comunidade
Artigos Científicos: Projeto E Extenção A Comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leila3045k • 13/10/2013 • 204 Palavras (1 Páginas) • 474 Visualizações
A CLT mantém dispositivos que protegem o trabalho da mulher para evitar toda e qualquer forma de discriminação.
2- Proteção à maternidade:
- Art. 7º, XVIII da CF/88.
- Art. 392 da CLT.
- Súmula 244 do TST.
- A mulher empregada tem direito à licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e salário.
- Até o mês de agosto de 2012, a Súm. 244 não previa a estabilidade provisória às empregadas gestantes regidas sob contrato por prazo determinado, bem como contrato de experiência. Ocorre que, com a nova redação, independentemente do contrato de trabalho, a empregada gestante adquiriu o direito à estabilidade provisória, da confirmação da gravidez até 120 dias após o parto. In verbis:
“GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA.
I ‐ O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT).
II ‐ A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe‐se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.
III – A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art.10, inciso II, alínea b, do ADCT, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.”
...