Projeto Horta Orgânica + Saúde
Por: sigaja25 • 9/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 592 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTABEIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA COSTA
IASMIN NASCIMENTO
MANAYRA FARDIM
MARCIELI MORAES
MARIA CAROLINA VICTORIO
MARIA CAROLINE DIAS
THAYNNÁ SILVEIRA
SIMONE SANTOS
Projeto Horta Orgânica +Saúde
Cuiabá-MT
2014
FERNANDA COSTA
IASMIN NASCIMENTO
MANAYRA FARDIM
MARCIELI MORAES
MARIA CAROLINA VICTORIO
MARIA CAROLINE DIAS
THAYNNÁ SILVEIRA
SIMONE SANTOS
Projeto Horta Orgânica +Saúde
Resumo Cientifico apresentado ao curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso referente ao projeto da disciplina de Gestão das Diversidade nas Organizações titulado “+Saúde”.
Professor(a): Cecília Moraes
Cuiabá/MT
2014
RESUMO
O projeto titulado Horta Orgânica + Saúde, foi desenvolvido na instituição Creche Vó Cristina, localizada no bairro Jardim Mossoró na cidade de Cuiabá-MT. O mesma trata de uma instituição filantrópica que não recebe auxilio do governo. A Instituição mantêm as portas abertas por meio de doações, auxílios de órgãos públicos e privados. Incentivados pela professora Cecília Moraes, criamos uma horta com o propósito de auxiliar na nutrição das crianças e posteriormente ser uma fonte de renda para a creche.
Palavras - chave: Horta Orgânica, Creche Vó Cristina.
SUMARIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO ESPECÍFICO
RESULTADOS ALCANÇADOS
EQUIPE
DIFICULDADES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
O grupo propôs a instituição filantrópica Creche da Vó Cristina, localizada no Jardim Mossoró, Cuiabá, que atende 42 (quarenta e dois) crianças, na faixa etária que varia entre 0 (zero) a 14 (quatorze) anos, o cultivo de uma horta. Terá a finalidade de ensinar as crianças como plantar, cuidar e colher seu próprio alimento, de forma saudável e sustentável, ou seja, plantar reutilizando matérias que seriam jogado fora, como por exemplo garrafa pet.
Desta maneira as crianças vão aprender a importância do cultivo de plantas e a reutilização de garrafas pet,e o que isso poderá causar no Planeta, e com isso as crianças adquirem valores e conhecimento que talvez não seja passado em casa ou na creche.
Pretenderíamos passar esse conhecimento de forma fácil e lúdica para que o aprendizado seja assimilado por elas e não tivessem o sentimento de obrigação.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar a integração social dos acadêmicos e também das crianças da instituição, de modo que não só o grupo desenvolva o projeto, mas proporcionar as crianças parte do desenvolvimento e da realização da horta orgânica.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O projeto tem por objetivo a realização de uma horta orgânica na instituição visando a melhorar a alimentação das crianças, assim como a integração de todos. O grupo se preocupou em não só realizar a horta como também em ensinar as crianças a elaborar uma horta, e quais os benefícios que os alimentos livres de agrotóxicos fornecem as pessoas.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Durante o decorrer do trabalho o grupo pôde observar um grande comodismo por parte dos responsáveis pela instituição, onde os mesmos não demonstraram muito interesse em dar continuidade ao projeto Horta Orgânica + Saúde.
O grupo realizou um projeto para estar fazendo uma horta orgânica no local, não só para contribuir com a alimentação das crianças, mas também para contribuir com o conhecimento, tendo em vista que o grupo ensinou as crianças como faz uma horta e como planta.
Foi realizado dois tipo de horta na instituição, a primeira foi a vertical, utilizando garrafa pet na sua elaboração, visando assim o reaproveitamento das garrafas que em muitos dos casos vão parar no meio ambiente prejudicando-o e também foi uma forma de aproveitar o espaço, pois por se tratar de uma horta vertical a mesma não ocupa uma grande extensão, podendo assim ser realizada em vários ambientes mesmo que apresentem pouco espaço. Depois de finalizada a horta o grupo pediu a colaboração dos responsáveis da creche para estarem regando a horta visando mantê-la e dar continuidade ao projeto, no entanto ao retornarmos a instituição para analisar como procedia a horta notamos que muitas das mudas haviam morrido devido não serem regadas e muitas haviam desabado com as chuvas tendo em vista que ficavam presas na parede do lado de fora do dormitório. Devido aos fatos narrado o grupo não conseguiu obter um resultado satisfatório dentro do próprio grupo, e considerando ainda a falta de interesse dos responsáveis da instituição o grupo ficou desmotivado.
...