Projeto Integrado
Artigo: Projeto Integrado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leiryand • 23/3/2015 • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 237 Visualizações
estratégia empresarial eficiente portanto utilizadas para gerir a sua capacidade em servir os seus clientes e obter lucros.
Há mais de 120 estilos de cervejas catalogados. São basicamente 4 grãos utilizados, mais de 40 variedades de lúpulo e não entramos nas leveduras. Por simples análise combinatória pode- se chegar à conclusão que há combinações infindáveis para fazer cerveja.
http://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/espumante-o-substituto-natural-da-cerveja-disse-quem/em 23/03/2015
Ameaça de produtos substitutos (-)
Com relação aos produtos substitutos, Porter afirma que todas as empresas em uma determinada indústria estão sempre competindo com indústrias que fabricam produtos substitutos, pois esses têm a capacidade de reduzir os retornos potenciais de uma indústria e de colocar um teto nos preços que as empresas podem fixar com lucro. Quanto mais atrativa a alternativa de preço-desempenho oferecida pelos produtos substitutos, mais forte será a pressão sobre os lucros da indústria.
Há de se observar que somados à concorrência dos produtos não baseados em hambúrguer, estão os produtos embalados prontos para consumo, encontrados corriqueiramente em supermercados, conveniências e padarias.
As lojas do segmento redes, por exemplo, têm como seus principais substitutos, qualquer tipo de comida rápida, principalmente pizza e comida chinesa, ou lojas com sistema de delivery.
http://vanessamodelocincoforcas.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html
O Mercado Cervejeiro no Brasil
A história da cerveja no Brasil teve início na época do Brasil colonial. A bebida demorou a chegar à colônia pois os portugueses temiam perder o filão da venda de seus vinhos. A chegada da cerveja ao Brasil ocorreu em 1808, trazida pela família real portuguesa de mudança para o território. Consta que o rei consumia muito a bebida.
Desde então, a cerveja começou a ser apreciada, sendo inicialmente produzida não como uma marca, mas em barris, dando início a indústria da cerveja no Brasil.
Segue-se então a a análise do perfil da concorrência na indústria de cerveja brasileira foi baseada nas cinco forças competitivas citadas por Porter: entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes.
Substitutos (+) - A influência dos produtos "substitutos" é muito pequena se considerarmos a longa tradição da cerveja que nasceu, provavelmente, na Idade Média e até hoje é saboreada pelos consumidores. O que exerce forte influência neste mercado é a relação de dependência entre o nível de renda da população e o consumo de cerveja. Muitas pessoas deixam de tomá-la - ou a substituem por outra bebida alcoólica - em períodos de condições financeiras desfavoráveis, mas isto não pode ser considerada uma substituição pois o desejo do produto cerveja permanece, e, assim que a economia e o nível de renda melhoram, os consumidores retornam ao seu hábito.
As bebidas alcoólicas são geralmente feitos de grãos, e, portanto, Celíacos sempre deve examinar cuidadosamente o conteúdo antes do consumo. Geralmente, os vinhos de todas as variedades (branco, vermelho, rosa, e espumantes) são, uma escolha alcoólica sem glúten seguro. Coolers de vinho, por outro lado, não são seguros para o celíaca, como a cevada-malte neles contém glúten.
Licores destilados são geralmente sem glúten também. Por exemplo, rum, conhaque, vodka, grapa, sidra, champagne, tequila, saquê, e scotch whisky, são geralmente seguros para o consumo. O processo de destilação remove normalmente o glúten.
A cerveja é a bebida mais problemática quando se olha para as opções de álcool sem glúten. Na maioria das vezes, as cervejas são feitas de apenas maltes, e são, portanto, muito agitação. No entanto, existem empresas dedicadas à fabricação de cerveja substitutos de cerveja sem glúten. Bardo Tale Beer ™ produzido nos Estados Unidos, e Green, no Reino Unido, vender tais produtos.
Embora licores pode ser nomeado sem glúten, é possível que o conteúdo de mudar. Por essa razão, quando se olha para o álcool sem glúten, é importante sempre verificar os ingredientes antes de beber. É melhor prevenir do que acabar em dor.
Vodca, que é usado em uma chave de fenda, é tipicamente isenta de glúten.
Grappa é uma bebida alcoólica sem glúten.
Licores destilados como uísque escocês são geralmente livres de glúten.
Verifique sempre os ingredientes de bebidas mistas antes de consumir.
Tequila é geralmente considerado um álcool livre de glúten.
A aveia é um tipo de grama cereal.
Vodka é tipicamente sem glúten.
http://www.ezkorzo.com/s/substitutos-da-cerveja.html
Substitutos
Logo, o objetivo da estratégia corporativa deve ser o de modificar essas forças numa forma que melhore a posição da organização no mercado (Henry, 2011).
Há mais de 120 estilos de cervejas catalogados. São basicamente 4 grãos utilizados, mais de 40 variedades de lúpulo e não entramos nas leveduras. Por simples análise combinatória pode- se chegar à conclusão que há combinações infiAmeaça de substitutos e complementos A cerveja responde por cerca de 80% de todas as bebidas de álcool consumidas no Brasil (Camargos & Barbosa, 2009). As outras bebidas alcoólicas que competem com a 11 cerveja são o vinho, licor, cachaça, uísque, vodca entre outros. Wollf (2010) encontrou que a o consumidor tem preferência, em primeiro lugar, pela cerveja, cerca de 50%, seguido pela cachaça e depois pelo vinho. Apesar de a cerveja ainda ser
...