Projeto Integrado Bistrô brasileiro
Por: pedrogaia • 5/11/2015 • Abstract • 7.690 Palavras (31 Páginas) • 126 Visualizações
Projeto Integrado
Bistrô brasileiro
Pedro, Luis, Gabriel, Edcleide, José
Grupo 7
Anhembi Morumbi
2015- 1º semestre
SUMÁRIO
Capítulo 1: Introdução
Capítulo 2: Definição do Produto
2.1 Brainstorm
2.2 Microfiltro
2.3 Oportunidades e Ameaças
2.3.1 Macroambiente
2.3.1.1 Política Econômica
2.3.1.2Meio Ambiente
2.3.1.3Legislação
2.3.1.4Ciência e Tecnologia
2.3.1.5Cultura
2.3.2 Microambiente
- Fornecedores
- Clientes
- Concorrência
2.4 Análise do Setor
2.5 Montagem do Cardápio
2.6 Pesquisa de Campo
Capítulo 3: Utensílios
Capítulo 4: Boas Práticas
Capítulo 5: Considerações Finais
Referências bibliográficas
Capítulo 1- Introdução
O trabalho a seguir foi realizado em três etapas seletivas para que chegássemos a conclusão de uma idéia-chave de um restaurante promissor no que se diz respeito a concorrência, demanda, tecnologia, mão de obra e matéria prima.
Na primeira etapa escolhemos dez idéias bases de restaurantes que acreditávamos ser promissoras para o mercado de hoje em dia
Na segunda parte selecionamos dessas dez idéias bases outras cinco idéias através de discussões a respeito de mercado e de dados que possuímos com base no mercado gastronômico.
Na terceira e ultima parte realizamos alem de um debate onde 5 pessoas foram entrevistadas, também um pesquisa de mercado via internet, onde, com dados reais, conseguimos incluir e pontuar as 5 idéias para chegar no resultado final de um único restaurante primordial.
A técnica do micro-filtro foi selecionada par filtrar as 5 idéias escolhidas de forma que a melhor idéia no final, foi a que obteve os melhores índices de demanda em São Paulo, além de vantagens no que se diz a concorrência,facilidades tecnológicas, de matéria prima e de mão de obras qualificadas.
Destacamos também fatores críticos de sucesso para todos os cinco restaurantes buscando também exemplificar o tipo de restaurante com nomes já conehcido e existentes no mercado.
Capítulo 2- Definição do Produto
O produto que aqui será apresentado foi definido através do microfiltro de forma democrática e também lógica subseqüente a uma pesquisa de campo em dois empreendimentos do setor escolhido, passando assim a chegarmos a conclusão final do nosso trabalho e a escolha definitiva de um cardápio bem elaborado conforme nossas segue nossas tradições brasileiras, buscando junto a isso um toque requintado e facilidades na captação de recursos, fornecedores e clientes.
O Bistrot brasileiro que é o nosso produto final é uma forma sucinta de atender um numero de pessoas não muito grande mas com excelente qualidade e ingdientes extraídos da nossa própria terra, trazendo ao nosso cliente a possibilidade de apreciar os sabores brasileiros em uma ambiente com cores e sons da nossa terra.
No cardápio definimos sabores que nos remetem ao a simplicidade e variedade unida ao refinamento de uma preparação ao modo bistrot.
Entradas- Coxinha de mandioca com costelinha, Bolinho picante e bolinho Matilde
Prato Principal- Risotto de Arroz negro, Strognoff de legumes epanqueca de salmão com cachaça
Sobremesas- Tapioca, açaí e salada de frutas
Bebidas- Suco de cupuaçu, vinhos brasileiros e a caipirinha
Na nossa pesquisa de campo visitamos o Mami bistrot e o bistrot Faria Lima, o primeiro que que tinha um ar mais caseiro e o segundo um ar bem mais requintado, onde definimos que a melhor idéia e se trabalhar co mo primeiro ambiente citado onde acreditamos atrair um publico diverso que não precisa ter um poder aquisitivo muito superior ao padrão.
Definição de Bistrot- O Bistrô é um restaurante ou bar de pequeno porte, de procedência francesa, muito comum neste país. Ele é singelo, mas bem confortável. Nele os clientes podem consumir bebidas alcoólicas, cafés, entre outros drinks, além de pratos modestos a baixo custo. Esta expressão foi criada em 1815, em um contexto ainda controvertido.
Algumas histórias afirmam que os militares russos, ao invadir a capital francesa, clamavam “bistrô! bistrô!” ao atacarem os cafés parisienses; isto se deve à presença do termo ‘bystro’, que tem o sentido de ‘rápido, rápido’, no vocabulário da Rússia. Outras lendas dão conta de que os franceses residentes na região norte idealizaram este termo.
O mais provável, porém, é que esta palavra definia os donos de pequenos estabelecimentos comerciais de vinho; depois, ela se estendeu à própria loja. Seja como for, é um recanto que promove, antes de tudo, a interação entre os frequentadores, mais até que o bom atendimento.
Durante a Segunda Guerra Mundial os bistrôs se desenvolveram, pois enquanto os maridos iam para o front, as esposas normalmente tinham que conquistar uma forma de obter uma renda para sobreviver. Assim, elas transformavam suas residências em estabelecimentos públicos especializados no comércio de comida caseira.
Atualmente qualquer restaurante menor influenciado pela atmosfera francesa é popularmente associado à ideia de um bistrô. Esta denominação é particularmente usada pelos mais cultos, os quais preferem dizer que vão a um local assim intitulado do que a um mero estabelecimento especializado em servir refeições.
Esta casa tem uma particularidade que certamente a define; não há um menu fixo, pois o chefe de cozinha adota o hábito de combinar com o consumidor que prato será servido, conforme o gosto deste, o que transforma este recanto em um ponto singular e radicalmente pessoal.
A cozinha de um bistrô exige de seus funcionários uma boa dose de talento e não demanda muitos utensílios. Sua filosofia reside na prática de extrair muitos benefícios de cada substância que compõe as receitas dos pratos aí preparados, de forma a não impor ao cliente gastos em demasia.
Nos bistrôs, o proprietário geralmente comanda pessoalmente tudo que ocorre nas cozinhas e nas salas de recepção aos clientes. Há, portanto, toda uma implicação intimista na relação com o consumidor. Não é suficiente, porém, como muitos pensam, um menu requintado, incluindo diversas iguarias francesas, para se constituir um estabelecimento como este. Criar um ambiente com atmosfera descontraída e informal é um elemento essencial, ao contrário da fama que esta modalidade comercial ganhou entre muitos brasileiros, de um lugar requintado e sofisticado.
...