Projeto Integrador Técnico em Logística SENAC Etapa
Por: Giseli Borges Pimentel Denes • 2/5/2023 • Relatório de pesquisa • 405 Palavras (2 Páginas) • 899 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
OBJETIVO
Os Indicadores de desempenho – KPIs são essenciais para que se possa tomar decisões importantes, como a necessidade de se fazer reajustes nos processos logísticos ou o investimento em melhorias. Os KPIs são ferramentas utilizadas pelo setor de gestão logística com o objetivo de avaliar o desempenho de uma organização e a partir daí fazer alterações necessárias para que a empresa/setor consiga atingir seus objetivos. Tendo como objetivo a realização e o acompanhamento das atividades da empresa para que os gestores possam direcionar as ações no sentido de facilitar a comunicação e agilizar o trabalho. No caso do almoxarifado desta organização, estamos falando dos indicadores indispensáveis para entender a qualidade do trabalho no setor. Permitindo entender se o fluxo operacional está financeiramente saudável e se há a eficiência necessária para que a logística não se torne um gargalo.
APLICAÇÃO
- Analista de logística - Analisa a compra de materiais da empresa e desenvolve estratégias para armazenagem e distribuição de produtos. Acompanhando os indicadores de desempenho operacional e de transporte e elabora planilhas de controle.
- Controlador logístico - Comanda os processos de logística, realizando a gestão do centro de distribuição e armazém, auxilia no faturamento, recebimento, armazenamento e expedição de materiais. Gerenciando os prestadores de serviço além de controlar o orçamento da área.
- Gerente de logística - Administra a equipe logística, gerenciando recursos materiais e financeiro. Controlando o processo operacional e avaliando os resultados.
DEFINIÇÕES
- Entregas feitas dentro do prazo - Tem como objetivo analisar se os pedidos são realizados e quantos foram entregues dentro do prazo, e para calcular a porcentagem. Calculando a quantidade de entregas feitas no prazo, divididas pelo número total de entrega, multiplicado por 100.
- Custos de transporte - Analisar o custo-benefício das entregas. Avaliando o gasto com combustível frente à quantidade de entregas realizadas semanalmente aos setores.
- Giro de estoque - Permite identificar a taxa de rotatividade dos produtos dentro do estoque. Verificando sempre o momento setor de adquirir mais materiais. identificando as mercadorias mais solicitadas, e se tem algum produto ocioso e entender quais devem ser as quantidades ideais para cada pedido junto aos fornecedores.
- Acuracidade do inventário -Medir a diferença entre o estoque físico, levando em consideração os itens que realmente estão armazenados no galpão com o que consta no sistema de almoxarifado. Permitindo uma gestão mais eficiente dos materiais armazenados.
[pic 3][pic 4]
...