Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV
Por: Alane Mendes • 10/11/2018 • Projeto de pesquisa • 3.866 Palavras (16 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Anápolis/GO
Curso de Tecnologia em Logística
Lucas de Aquino Gomes.......................RA:3186920655
Danilo Porto..............................RA:6025507740
Matheus Silva Gomes......................RA:2660984363
Thiago Silva Gomes......................RA:3186920573
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV
Anápolis
2018
Lucas de Aquino Gomes.......................RA:3186920655
Danilo Porto..............................RA:6025507740
Matheus Silva Gomes......................RA:2660984363
Thiago Silva Gomes......................RA:3186920573
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV
Tutor à Distância: Renata Cotrim Terremoto
Tutor de Sala: Marcelo Santos Pereira
Anápolis
2018
Sumário[pic 3]
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
CAPÍTULO 01 – Logística e Cadeia de Suprimento...............................................5
CAPITULO 02 – Armazenagem.................................................................................8
CAPITULO 03 – Processos de Exportação..........................................................12
CAPITULO 04 – Modais............................................................................................15
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................17
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................18
INTRODUÇÃO
Hoje em dia se tem falado muito sobre logística e sua aplicação, porém ainda há barreiras para uma gestão eficiente e sua aplicabilidade. Ela ainda equivocadamente interpretada como um setor que se responsabiliza apenas por entregas ou coletas, a importância da logística e seu alcance são muito amplos.
Além de padronizar um conjunto de ações para melhor administração, a logística vai além de produzir cabe a ela também, dar fluxo aos processos de beneficiamento, ou seja, às metodologias necessárias para que a matéria prima resulte no produto ou serviço final, chegando em bom estado e com segurança ao cliente.
Existem terminologias usadas que precisam ser estudadas para uma organização e execução. Este trabalho se trata de uma revisão literária acerca de vários temas de grande importância da aplicação da logística, tais eles como: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada, A gestão eficiente dos estoques, Armazenagem, processos de exportação e Modais.
O objetivo deste trabalho é uma revisão bibliográfica sobre conceitos de eficientes e fundamentais para a uma boa gestão logística, e aplicação e estudo aprofundado sobre as terminologias na prática.
CAPÍTULO 01 – Logística e Cadeia de Suprimentos
A Logística pode ser determinada como a somatória de atividades básicas empresarial, tais elas: investimento, circulação, armazenagem e entrega de produtos; E seu objetivo é horizontalizar os processos da empresa para que gere mais lucro e reduza seus gastos com planejamentos específicos para cada tipo especifico de mercado, para nadar conforme ao mercado globalizado.
Para isso a logística cria vínculos com parceiros que podem auxiliar na produção, entrega e estoque de seus insumos ou produto já prontos para a entrega.
Já a cadeia de suplemento é um conjunto de estratégias que tem por finalidade integrar os fluxos de serviços, finanças e informações com as cadeias de suprimento que são separadas por tipos de serviço, como: transporte, estoque, custos, e outros mais dependendo da empresa e tipo de serviço que presta.
Um dos componentes primordiais para que haja essa melhoria e adequação é a melhoria do Lead Time, que corresponde ao tempo de um pedido efetuado ao tempo de entrega para o cliente. Sua função é a produção imediata do produto quando solicitado pelo cliente. Mas há uma necessidade de adequação, pois há fatores que podem ainda prejudicar um Lead time produtivo, como o estoque cheio que encobrem a qualidade dos produtos, não agregam valores aos produtos, gera transtornos e custos.
A Aplicação da cadeia possibilita melhor flexibilidade e fiabilidade aprimorando a rotatividade de estoque para o lançamento de mais produtos no mercado. Isso quer dizer que, a empresa consegue criar um sistema que une as funções, as pessoas, os dados e os recursos envolvidos no transporte do seu produto/serviço, desde o início da compra da matéria-prima até a distribuição ao cliente final.
1.2 - A gestão eficiente dos estoques
Considerada umas das mais importantes atividades administrativas de uma empresa, a gestão de estoques tem o papel de trazer eficiências nos processos da empresa. E nela estão incluídos todos os materiais processo de produção de seus produtos ou serviços.
A função é dependente da necessidade de um processo de suprimento para um processo de uma quantidade de produção É necessário para o controle de o estoque definir os níveis adequados de para o atender o sistema produtivo para que não tenha falta ou excesso de materiais. Por isso sua função é de extrema relevância, pois a falta de gestão pode gerar gastos desnecessários e atrapalhar a produção.
Tipos de estoque: São materiais que pertencem à empresa, porém estão guardados, pois serão usados futuramente em uma produção ou prestação de serviço. E em sua composição estão: matérias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados. .
...