Projeto InterdisciplinarAplicadoaos Cursos Superiores deTecnologia
Por: Catharine Moraes Braga • 21/8/2016 • Projeto de pesquisa • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Projeto InterdisciplinarAplicadoaos Cursos Superiores deTecnologia
PROINTER II
Bragança Paulista / 1º semestre 2016
Acadêmicos:
Adriana Cristina da Cunha RA: 3763695672
Adriana Maria Fernandes RA: 1923722911
Ana Paula Araújo RA: 2165873019
Elisângela M. Sales Coutinho RA: 1370339801
Renata L. Z. Sanches RA: 5654718572
Relatório Parcial
Relatório apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos Faculdade Anhanguera, sob orientação do Tutor .....
SUMÁRIO
- Descrição da Empresa
- Produtos e Serviços
- Mercado e Competidores
- Marketing e Vendas
- Análise Estratégica
- Plano Financeiro
- Referência Bibliográfica
Descrição da Empresa
Foi elaborado um plano de negócios para a abertura de uma Fábrica de embalagens, inspirado pela entrevista realizada para elaboração do relatório parcial com o Teofilo, proprietário da Embatheo representações LTDA, também atuante nesse ramo.
A missão da logística segundo Ballou (1993) é colocar os produtos e os serviços certos no lugar e instante corretos, na condição almejada, ao menor custo possível.
Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido tem a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade, o cenário atual da demanda de embalagens do país e a necessidade de planejamento para o sucesso de um empreendimento.
A Gráfica Lo Sardo foi desenvolvida para o mercado de embalagens na cidade de Bragança Paulista e possui localização estratégica pois, está cercada de outras fábricas que necessitam do produto oferecido.
A Gráfica é de pequeno porte, porém conta com uma carteira de clientes bastante diversificada, atendendo diversas regiões de São Paulo e do Sul de Minas.
Atualmente conta com o seguinte quadro societário:
- Dois proprietários que atuam e respondem pela área administrativa e financeira.
- Um orçamentista que além dos orçamentos, cuida da emissão de notas fiscais , compras e estoque.
- Um arte finalista que cuida de toda a criação do material.
- Dois impressores que executam os trabalhos de impressão
- Um auxiliar de impressão que executa os trabalhos de corte e vinco, chapas e outros.
- Um auxiliar de produção que executa o trabalho de empacotamento, acabamento.
- Um vendedor externo que vai em busca de novos clientes e oferecem o trabalho desenvolvido.
- Um motorista que faz a entrega do produto.
Todos os colaboradores são registrados por lei, o que não é muito comum nas gráficas, pois algumas preferem fazer apenas um contrato de trabalho que não da nenhuma garantia ao funcionário.
Produtos / Serviços
A criatividade na execução das embalagens está em constante expansão. Além do acabamento impecável, os clientes exigem que o produto seja entregue em prazo hábil, afinal outros clientes estão dependendo desse serviço para disponibilizar seus produtos no mercado.
A Gráfica Lo Sardo atuará no fornecimento de embalagens em papel cartão e micro ondulado das mais diferentes formas e dimensões, podendo oferecer diversos tipos de acabamento dependendo das necessidades de seus clientes. Ela produz desde embalagens de transporte até embalagens de consumo, que é seu principal produto
. Além da produção própria, a empresa conta com serviços terceirizados de qualidade para atender embalagens específicas.
Serviços oferecidos:
- Rótulos e embalagens
- Impressos em geral
- Material publicitário
- Impressão em papel/cartão
A empresa conta inicialmente com 01(um) Kangoo com capacidade de transporte de 1.000kg que farão a Entrega de produto desenvolvido, duas impressoras rolland off set, uma guilhotina, uma máquina de corte vinco além de computadores com configuração para trabalhos gráficos e impressora a laiser para gravação de chapas e provas para os clientes.
Mercado e Competidores
A linha de produtos e serviços que mais contribuiu para as receitas do setor gráfico foi a de impressos editoriais, com uma participação de 31% sobre o total, seguido de perto pelos impressos promocionais e comerciais, com outros 30%, e as embalagens, com 28%.
As indústrias em geral são o principal tipo de cliente dos produtos e serviços gráficos ofertados no país, respondendo por 35% das receitas do setor, seguido pelo varejo, com 26%; agências de propaganda, com 9%; o governo, com 7%; e as editoras, com 6,8%.
Para crescer junto aos clientes, as empresas gráficas relacionaram uma série de ações que retratam, de maneira geral, o foco de suas principais estratégias e preocupações. A seguir, encontram-se destacadas as que se encontram em implantação nas empresas, por ordem de ocorrência:
• Redução no prazo de entrega dos pedidos (10,7% das empresas)
• Aumento da verticalização na pré-impressão e no acabamento (7,5%)
• Melhoria da qualidade do produto e do atendimento (7%)
• Domínio da tecnologia digital na pré-impressão e na impressão (6,8%)
• Diversificação de soluções de alta, média e baixa tiragens (4,9%)
• Serviços diferenciados de impressão, em formato e em gramatura (5,1%)
Nessa área, outro dado relevante é o aumento dos esforços de marketing, ainda modestos, perto de alguns segmentos mais afeitos a esse tipo de investimento, mas já suficiente para surpreender quem acompanha o setor há
...