Projeto PAI
Trabalho Universitário: Projeto PAI. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yasmin0302 • 13/9/2014 • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 233 Visualizações
GALVANIZAÇÃO EM TELHAS
Nome da Equipe: EngeVida
Nome dos autores
Adriano Luiz Gomes de Campos
Beatriz Mata de Oliveira
Bruna Brito Soares
Maílson Aprígio Santos Lobo
Thainã Sá e Silva Almeida
Yasmin Figueiredo Vilasboas
Nome do orientador
Tatiana Klein
2º Semestre - Matutino
1. JUSTIFICATIVA: A motivação veio através da velocidade e praticidade das telhas galvanizadas, sendo estas umas de suas qualidades básicas da construção em aço, garantindo assim uma maior rapidez e eficiência numa obra. Essas telhas são resistentes às cargas de ventos e têm características especiais de isolamento térmico, pois refletem o calor incidente e mantêm o ambiente termicamente protegido. Também se adaptam aos diversos lugares, e evitam desperdícios de qualquer ordem. O seu custo é equivalente ao de estruturas de madeira, tendo como vantagem a redução do peso (isso significa menor custo com a estrutura), e a eliminação da mão de obra para manutenção, pois são bastante duráveis. Elas são versáteis, leve e de fácil manuseio, além de possuir isolação térmica, acústica e pintura eletrostática (proporcionando acabamento diferenciado). Proporcionando assim velocidade na execução da obra, e várias opções de projeto, e com diversos níveis de inclinação do telhado. Toda essa diversificação sem causar quase que nenhum impacto ao meio ambiente.
2. OBJETIVOS: Na procura pela otimização das telhas, aumentando sua vida útil juntamente com a redução de custos, este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir detalhadamente os resultados obtidos através de pesquisas, como a utilização do processo de galvanização pode demonstrar maior índice de durabilidade unido ao principal fator, o baixo custo.
O processo de galvanização é basicamente dado pelo revestimento de um metal por outros mais nobres com intuito de proteger da corrosão ou até mesmo para fins decorativos.
Diferentes procedimentos para o revestimento podem ser usados em um material, os principais são:
• Cromagem: processo que reveste o material por cromo;
• Zincagem: processo mais antigo conhecido também como galvanização a fogo, utilizado em materiais feitos de aço ou ferro;
• Niquelagem: processo que reveste o material por níquel.
Existem ainda revestimentos utilizando o ouro, o magnésio, o estanho, entre outros. Cada procedimento utilizando os metais mais nobres pode apresentar características divergentes ao material a ser galvanizado de acordo com suas propriedades, como resistências a altas temperaturas ou até mesmo como a maior ou menor condutividade.
Ao longo do trabalho, vamos entender como se dá à escolha do procedimento a ser utilizado e entender de forma aprofundada os benefícios trazidos consigo no processo de galvanização nas telhas.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
a) De acordo com o engenheiro civil José Maria Abreu, muitas pessoas se preocupam apenas com a estética e se esquecem da funcionalidade das diversas telhas. Na hora de escolher o tipo de telha, alguns aspectos também devem ser considerados.
Abreu assegura que a durabilidade dos materiais é longa, porém a colocação correta do produto é fundamental. "Algumas são aplicadas com parafuso, outras em sobreposição. O ideal é contratar alguém que entenda bem do serviço".
b) Quanto à qualidade do produto, Jadicael Martins, proprietário de um depósito de material de construção, afirma que as melhores telhas são as fabricadas em Ourinhos (SP) e em Santa Catarina. "Algumas marcas já possuem o selo do Inmetro e essa é mais uma garantia de qualidade para o comprador", informa.
4. PARTE EXPERIMENTAL:
1) Desengraxe: O material é imerso em uma solução alcalina (NaOH), normalmente a quente para a remoção de óleos e graxas provenientes do processo produtivo.
2) Enxágue: Onde ocorre a remoção de resíduos de hidróxido de sódio provenientes do processo de desengraxe.
3) Preparação da superfície do metal-base (Decapagem): Inicialmente é necessário que as peças de ferro ou aço, passem por um processo destinado a remover impurezas e óxidos da superfície metálica (decapagem). Essas impurezas são removidas geralmente em ácido clorídrico ou sulfúrico. Em seguida as peças devem ser adicionadas ao ácido, de maneira que só se removam a ferrugem e as escamas de óxidos, sem que o metal seja prejudicado.
4) Enxágue: Remoção de materiais particulares presentes nos materiais e também resíduos de ácido provenientes do processo de decapagem.
5) Fluxagem: Outro processo que remove qualquer impureza que restou do processo da decapagem, na superfície do metal, melhorando as condições do zinco fundido evitando assim a oxidação das peças. Dois métodos de fluxagem são usados, sendo que esse processo pode variar com o tipo da peça, mas não altera a espessura e o valor da proteção final:
• O método a seco: Método onde as peças que já foram decapadas são enxaguadas em água corrente, e depois mergulhadas em um tanque de fluxo e secada.
• O método úmido: Método onde as peças são retiradas do tanque onde foram enxugadas e seguem direto para o banho de zinco fundido que tem uma camada de fluxo sólido e glicerina na sua superfície.
6) Zincagem por imersão a quente: Esse processo se inicia com o aço e o ferro sendo mergulhados no zinco, quando eles são imersos numa cuba de zincagem. Após as peças serem retiradas desse mergulho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre as camadas da liga, que ao se solidificar, se transforma em uma camada externa de zinco quase que puro.
Após esse processo o resultado é um recobrimento formado por uma camada externa do zinco e várias camadas de ligas Fe-Zn que estão unidas ao metal.
Normalmente a temperatura utilizada nesse processo é de 445 a 455°C, e a velocidade da reação que acontece é bastante rápida, formando assim no período inicial a maior parte da espessura da camada. Em seguida, a reação passa
...