Projeto didático Uma ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem
Por: erikotaa • 21/4/2021 • Relatório de pesquisa • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 212 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: Uma ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem.
São Luís – MA
2021
AYRTON MENEZES DA SILVA
EMYLLA THAÍS COSTA PENHA
LEONARDO DINIZ DOS SANTOS
MARIA LUIZA PEREIRA
PAULO ROBERTO DINIZ MENDES
RUBENILSON REIS BARBOSA
VADRÉ PINHEIRO FERREIRA
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: Uma ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem.
Projeto Didático para obtenção de nota da Disciplina de Práticas Pedagógicas Educação Matemática-Ensino Médio e Fundamental.
Prof.ª: Vera Maria Gonçalves Santos.
São Luís – MA
2021
1.DADOS GERAIS:
1.1. Identificação da escola campo
1.1.1 Escola: CENTRO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA-CEAPI.
1.1.2 Endereço: UNIDADE 103- RUA 103- NUMERO 69-CIDADE OPERÁRIA.
1.1.3 Zona Urbana CEP: 65058-087
1.1.4 Telefone: Nº 3247-2387
1.2. Identificação do Corpo docente
1.2.1 Gestor (a) Geral: MARIA DA GRAÇA DA SILVA MARTINS.
- Gestor(a) Adjunto: ______________________________________
- Coordenador (a): ________________________________
- Secretária(o): __________
1.4. Identificação do Supervisor docente
1.4.1 Professora: Vera Maria Gonçalves Santos
1.5. Identificação da Instituição de Ensino
SOMAR- SOCIEDADE MARANHENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
FACAM- FACULDADE DO MARANHÃO
CNPJ: 04.855.275/001-68
2. TEMA GERADOR: JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
2.1 Título do projeto: Uma ferramenta fundamental no processo ensino aprendizagem
2.1.2. Período do projeto: MARÇO/2021.1
3. JUSTIFICATIVA
Ultimamente, os jogos vêm ganhando destaque na escola, sendo uma das alternativas mais valorizadas no processo de ensino dos professores, levar o lúdico para dentro da sala de aula têm tornado o momento mais agradável e dinâmico.
As atividades lúdicas podem ser uma alternativa muito interessante principalmente para os professores de matemática, uma vez que sua disciplina possui certa resistência da maioria dos alunos, por diversos fatores, entre eles: acreditam que é uma disciplina difícil (principalmente pelos métodos antiquados de ensino que ainda são utilizados), precisa – se ter um dom pra aprender mais, etc.
Além disso, os jogos podem ser considerados como uma estratégia que estimula o raciocínio levando quem os utiliza a enfrentar situações conflituosas do cotidiano, e os jogos matemáticos conseguem ampliar todo o ensino dos conteúdos matemáticos, em conjunto com as formas tradicionais.
Alguns aspectos como: o caráter lúdico, desenvolvimento intelectual e a formação de relações sociais, justificam a introdução de jogos na sala de aula, uma vez que estes forem bem aplicados e preparados podem se tornar eficazes recursos pedagógicos para o conhecimento matemático.
Com isso, os jogos matemáticos estimulam o ensino, e mudam a rotina da sala de aula, despertando o interesse do aluno e fazendo o mesmo a gostar da forma como está sendo ensinada, consequentemente aprendendo os conteúdos da disciplina.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
Mostrar a importância dos jogos matemáticos para os alunos do ensino médio, tendo em vista a eficácia do seu uso no desempenho escolar.
4.2 Objetivos específicos
- Analisar os resultados obtidos através do uso de jogos matemáticos em sala de aula.
- Comprovar a eficácia do uso de jogos no processo ensino aprendizagem.
- Compreender como os recursos lúdicos/jogos podem ser aliados no ensino da matemática.
5. REFERÊNCIAL TEÓRICO
Atualmente, o estudo da matemática está muito comentado dentro e fora da sala de aula, e sendo encarado como um problema, acredita-se que uma das alternativas que contribuirá para o desenvolvimento da aprendizagem nessa disciplina, pode ser através de jogos matemáticos. Além dos jovens se divertirem, também absorverão conhecimento e aprofundamento de raciocínio dos conteúdos abordados no ato do jogo, o que lhes possibilitam realizar as atividades propostas pelos professores com mais destreza.
Mas, nem sempre o jogo foi visto como um aliado da educação. “No século XIX, a infância era vista como uma fase de preparação para o trabalho adulto, portanto, dava - se pouca importância à brincadeira e aos jogos” (Alves 2001, p. 20).
O desenvolvimento de raciocínio lógico e a concentração é uma das diversas vantagens que o jogo pode trazer para a vida do aluno, principalmente quando deparado com situações matemáticas desconhecidas, em provas avaliativas por exemplo, onde é exposto para este aluno situações problemas diferentes da sala de aula, onde foi trabalhado tanto os jogos, quanto as operações fundamentais com os materiais didáticos.
Outras vantagens dos jogos matemáticos é o auxilio no desenvolvimento psicomotor dos estudantes, raciocínio lógico, como citado anteriormente, estimulação a formação de hipóteses e elaboração de estratégias, desenvolvimento da criatividade, além do espírito de equipe, que facilita a compreensão e melhora o aprendizado dos conteúdos ao praticar a resolução de problemas da matemática.
Segundo Júnior, (2009, p. 24):
O jogo não pode ser nem muito fácil e nem muito difícil, mas desafiador,
motivando os jogadores a investirem suas forças na busca dos pontos, dos
...