Projetos Substação Memorial
Por: allgayer • 1/5/2015 • Artigo • 769 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO: ELETROTÉCNICA
[pic 3]
Ibirubá, 10 de Dezembro de 2012.
[pic 4]
Projeto de Subestação de energia eletrica
Trabalho de pesquisa e elaboração apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Ibirubá, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Sistema Elétrico de Potência 2.
Orientador: Professor Ivan Paulo Canal
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Memorial Técnico Descritivo de uma Subestação de Energia Elétrica abrigada com Entrada Subterrânea.
Finalidade da Instalação:
O presente memorial descritivo tem por objetivo estabelecer as condições que regerão a construção de uma subestação de energia elétrica abrigada com entrada subterrânea para um empreendimento descrito como supermercado.
O projeto foi elaborado de acordo com a Norma de Execução de Instalações Elétricas de Média tensão, com o Regulamento de Instalações Consumidoras (RIC) da FECOERGS (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul), com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Interessado: Afonso Oliveira da Silva
Endereço da Obra:
Será executada na Avenida Mauá, nº1792, Bairro Jardim em esquina com a Rua Porto Alegre. Ibirubá- RS, CEP 98200-000.
Carga instalada: 180 kW.
Demanda prevista Ponta: 154.82 kVA
Fora de Ponta: 149.61 kVA
Data prevista para a ligação:
A data prevista para ligação da subestação é no decorrer da segunda quinzena do mês Dezembro.
Proteção de MT:
Elos fusíveis tensão nominal 13.8 kV, corrente nominal 4.71 A, com
elos na derivação 6 K.
Descrição da entrada de serviço:
O ponto de entrega é em média tensão onde se encontra fora da área particular. A alimentação de MT (media tensão) vai conter três chaves fusível uma para cada fase, montadas em uma cruzeta de madeira juntamente com para-raios poliméricos de 12kv/10ka e ambos sustentados em poste de concreto, tipo B, 12 metros 400 Dan, de propriedade da concessionária.
Uma rede de 4 (quatro) condutores de media tensão instalados em canos individuais subterrâneos faz a alimentação da subestação de medição e proteção.
Os condutores do ramal de entrada subterrâneo devem ser de cobre, unipolares, saindo do poste de derivação da RGE, existente no local e pertencente ao diagrama unifilar com nível de isolamento 25 kV, conforme a tensão de fornecimento, próprios para instalação em locais não abrigados e sujeitos à umidade . A descida vertical dos condutores terá proteção mecânica através de eletroduto de aço galvanizado, com diâmetro de 1½” , e altura em relação ao solo de 5 metros. A instalação da mufla externa terá altura de 7 metros em relação ao solo.
Tensão de Operação e Isolação:
A tensão de operação do sistema é 380/220V e a classe de isolação é de 15 Kv, conforme distribuição da concessionária.
Sistema de aterramento:
O neutro do transformador está aterrado solidamente através de um condutor de cobre de bitola 25mm² ligado ao eletrodo de aterramento.
As partes metálicas dos transformadores, disjuntores, chaves e quaisquer outras partes metálicas sujeitas à energização, que não são destinadas à condução de corrente, estão aterradas. A interligação entre cada uma delas e o sistema de aterramento deve ser através de um único condutor de cobre nu com bitola de 25 mm².
...