Prática VI - RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Ensaios: Prática VI - RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thata1309 • 16/9/2013 • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 560 Visualizações
EXMO. SR. DR. DESEMBARGADO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO ....
CONSTRUTORA SEGURO LTDA, empresa jurídica direito privado, inscrita no CNPJ nº ______, com sede na Rua ________________, nº ____, Bairro _____, Cidade ______/Estado ________, CEP _____ representada pelo administrador ______________________nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº ____, expedido pelo _______, inscrito no CPF sob o nº ______, nos autos da Ação de Execução Fiscal movida pela FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL, inconformado com a r. decisão interlocutória, proferida as fls.___, vem por seu advogado in fine assinado com endereço profissional na Rua ___, nº __, bairro ___, Cidade _____, Estado _____, CEP _____, onde receberá as intimações, interpor:
AGRAVO DE INSTRUMENTO
COM EFEITO SUSPENSIVO ATIVO
com fulcro no Art. 527, II do CPC, perante o Tribunal de Justiça, cujas razões referem, em anexo, tendo o Agravante recolhido as devidas custas pela GRERJ nº ______________, conforme comprovante em anexo.
Requer, ainda, que o presente recurso seja recebido no efeito DEVOLUTIVO e SUSPENSIVO ATIVO de acordo com o Art. 527, III c/c 558 do
CPC e, após o juízo de admissibilidade seja o presente recurso recebido e distribuído a uma das Câmaras Cíveis deste Tribunal.
Informa, o Agravante que instruiu o presente recurso com as peças exigidas no Art. 525 do CPC:
1- Cópia da decisão Agravada e a respeitada certidão de Intimação;
2- Copia da Procuração do advogado do Agravante;
3- Cópia da Procuração do Agravado;
4- Cópia da Inicial;
5- Cópia da Certidão de Dívida Ativa;
6- Cópia da sentença de Ação de Consignação em Pagamento.
Local, data e ano
Nestes Termos,
Pede Deferimento
__________________________________________
Advogado
OAB/UF
DAS RAZÕES RECURSAIS
Agravante: CONSTRUTORA SEGUROLTDA
Agravado: FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL
Juízo de Origem: VARA DA FAZENDA PÚBLICADA COMARCA ...
Processo nº
Egrégio Tribunal Colenda Câmara Nobres Julgadores
DA TEMPESTIVIDADE
O Art. 522 do CPC estabelece o prazo de 10 dias para a interposição do presente recurso. Deste modo, considerando que a prolação da decisão, ora guerreada, se deu no dia ___, este recurso é tempestivo tendo em vista que o seu prazo final ocorrerá no dia ____.
DO EFEITO SUSPENSIVO ATIVO
Vislumbra-se no presente caso que a exceção de pré- executividade foi corretamente proposta e ao rejeitada trouxe ao Agravante perigo de grave dano, uma vez que está sujeito a penhora de bens na forma do Art. 10 da lei 6870/80, o que poderá comprometer as atividades da Agravante.
Diante do exposto, preenchidos estão os requisitos do Art. 527, III do CPC, que autoriza a concessão do EFEITO SUSPENSIVO ATIVO, visando evitar grave dano ao Agravante.
DO MÉRITO
Primeiramente, cumpre esclarecer que a Agravante está sendo executada pelo Agravado em uma ação de execução fiscal.
Ocorre que, a Agravante ajuizou ação de consignação em pagamento referente ao mesmo débito apontado na Certidão de Divida Ativa que serve como fundamento à execução fiscal, obtendo êxito na demanda consignatória.
Contudo, a Agravada ao invés de levantar os valores consignados, permitindo a baixa do feito, propôs a execução, mesmo já tendo ocorrido a baixa da inscrição do débito na Dívida Ativa Municipal, determinada pela sentença na consignatória, que deu por cumprida a obrigação fiscal da Agravante.
Ato contínuo, a Agravante ajuizou exceção de pré-executividade, que foi liminarmente rejeitada, entendendo o Juiz que o tema deveria ser tratado em sede de embargos, após a segurança do Juízo.
No entanto, não merece prosperar a r. decisão interlocutória, uma vez que está em total afronta a jurisprudência pacífica dos Tribunais.
Não restam dúvidas quanto ao cabimento da Exceção de pré-executividade apresentada pela Agravante posto que de forma excepcional é conferido esse meio de defesa ao executado como forma de controle dos pressupostos da ação, evitando-se a constrição prévia de bens do executado quando verificado que o titulo executivo não se reveste dos requisitos do Art. 586 do CPC.
No presente caso, encontra-se evidenciado que a Certidão de Dívida não se reveste de exigibilidade, pois comprovado está que o crédito tributário efetuado é indevido haja vista que a sentença de procedência da ação de consignação em pagamento transitou
...