Prática de gestão da saúde
Tese: Prática de gestão da saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marikotta • 6/11/2014 • Tese • 920 Palavras (4 Páginas) • 133 Visualizações
Prática de gestão no serviço público de saúde
As cidades de Sobradinho e Planaltina contêm sete postos de saúde sendo e dois hospitais. Atualmente as duas cidades têm 7.267 médicos por aproximadamente 250.430 mil habitantes. Os postos de saúde funcionam em média de 10 h a 12 h por dia e os hospitais funcionam 24 h.
Uma das principais reclamações para a má qualidade dos hospitais é a falta de verba para fazer melhoria, a falta de profissionais e a quebra e a falta constante de materiais, os médicos costumam ir embora por falta de condições de trabalho.
A sociedade na atualidade vem buscando prestar atenção na qualidade do atendimento no setor público por causa desse motivo o servidor público está sendo mais preparado, para cada vez mais obtermos uma boa qualidade de vida.
Algumas categorias de interação entre servidores públicos e comunidade. São elas: Proximidade: relacionamentos entre servidor e a comunidade, de maneira a conhecer suas características e promover relações de confiança e respeito mútuo.
Mediação: diálogo social que visa á construção de novos valores, condições ou visões que favoreçam a comunidade, considerando suas especificidades.
Formação: ação educativa.
Proteção: disponibilização de pessoas, recursos e infraestruturas necessários para a garantia da integridade das pessoas.
Negociação: trocas entre segmentos ou entre comunidade e poder público para viabilizar determinadas ações.
Monitoramento: reconhecimento da realidade por meio da relação entre pesquisador e sujeito da pesquisa.
Comunicação social: fornecimento de informações quanto aos serviços prestados e sujeito da pesquisa.
Prestação de contas: posturas transparentes e livre divulgação dos atos administrativos e das contas públicas.
5
As categorias apresentadas denotam que, em mesmo momento de interação, o servidor público tem múltiplas relações. Isso quando se relaciona com a comunidade e com segmentos econômicos ou grupos sócios ou quando interage com um deles, mas em múltiplas categorias. Nessa situação, o servidor público relaciona-se com a comunidade assistida á medida que garante a mediação, formação e proteção, porém, em relação á organização credenciada para manter os hospitais, relacionando-se no contexto da co- execução. Ao considerar os sistemas tradicionais tem se observado a ausência de práticas de gestão de pessoas nos diferentes níveis do setor público. Desse modo, o grande desafio, é identificar o perfil das competências e transforma-las em resultados, fazer com que o profissional perceba o seu valor em termos de reconhecimento e posteriormente, no desenvolvimento profissional.
Tem como realçar quais são os problemas mais graves que a saúde pública está tendo. Foi montado um pequeno questionário para que possamos ter uma pequena noção de como anda a situação da saúde.
A parte mais importante desta pesquisa foi a insatisfação do usuário destes serviços, principalmente quando estes são questionados quanto ao tempo de espera, onde mais de 60% dos entrevistados, estão insatisfeito ou mais ou menos satisfeito,( avaliam como ruim ou médio, quanto a prestação deste serviço).
Planejamento estratégico
Cartilhas de serviços podem melhorar o serviço:
Definir a missão e os objetivos de longo término da unidade hospitalar.
Avaliar os recursos disponíveis, a capacidade da organização, os pontos de força e fraqueza da unidade hospitalar.
Analisar as condições externas da unidade hospitalar a, objetivando avaliar oportunidades e ameaças.
Estabelecer uma nova definição dos objetivos em função dos resultados da análise do ambiente externo e interno e, sucessivamente, desenvolver uma série de ações, devidamente
...