Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Casos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivoneipetersen • 20/10/2013 • 630 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: Gestão de segurança Pública
Professor: Lilian Maciejescki
Nome do aluno:
Data: 22/09/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
R: A psicologia é fundamental para o direito, pois ela consegue identificar o problema através do comportamento do individuo, classificar e aos poucos tratando da melhor forma. Com a atuação da psicologia em parceria com a instituição judiciária as decisões tomadas foram mais justas.
Quando um adolescente comete um ato fracional são chamados para uma audiência junto de seu responsável. Após a audiência o juiz determina a medida sócio-educativa, a partir deste momento o menor infrator terá acompanhamento psicológico, que tem como objetivo trabalhar a auto-estima, auto-imagem, a questão de culpa, passar as noções de limites, e respeito ao próximo, resgatar os sonhos, e projetos para o futuro, entre outros.
Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
R: A interdisciplinaridade é muito importante, pois ela amplifica ainda mais os horizontes do profissional. Um individuo que após se formar no ensino médio, ele escolhe ser um advogado e então passa a cursar direito. Depois de muito esforço ele finalmente se forma e começa a exercer a função, e aos poucos ele sente a necessidade de se aperfeiçoar ainda mais, e então ele opta em cursar administração, mais tarde economia, historia e assim por diante. Desta forma ele estará rompendo os limites entre as disciplina e entrando em sintonia com o
...