Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Artigos Científicos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cbtiago • 28/10/2013 • 651 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso:Segurança Pública
Professor: Lilian Maciejuscki
Nome do aluno:
Data: 25 de setembro de 2013.
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
Questão 3: De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)
RESPOSTAS:
1) A psicologia é fundamental em muitas áreas jurídicas, pois leva a compreender o comportamento humano. O profissional de psicologia não apenas assina o laudo do paciente, mas sim tenta entender as reais causas que levam as pessoas a cometerem diversos tipos de crimes ou algum ato infracional.
O profissional tem por objetivo instruir as instituições para a melhor tomada nas decisões, sendo mais justas e fundamentadas. Para isto escutar o transgresor é muito fundamental pois ajuda a saber o que levou o cidadão a cometer certo tipo de infração.
Assim as duas esferas sendo o poder judiciário e os psicólogos devem chegar a um consenso, visto que a psicologia deve buscar entender os elementos emocionais e o judiciário deve achar uma solução para reintegrar o individuo na sociedade.
2) Interdisciplinaridade é um elemento fundamental no ramo do Direito, pois é uma ciência social e se estudada em conjunto com a sociologia, psicologia, antropologia entre outras, pode-se obter resultados satisfatórios,
...