Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Trabalho Escolar: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gogacross • 19/9/2014 • 572 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: GESTÃO DE SEGURANÇA PUBLICA
Professor: LILIAN MACIEJESCKI
Nome do aluno: DOUGLAS ANDRADE TEIXEIRA
Data: 16/09/14
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
RESPOSTA: Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. A Psicologia tem encontrado na Justiça, desde há vários anos, novas oportunidades de investigação e de intervenção. As tarefas que nesse domínio aos psicólogos são confiadas apresentam muitas vezes contornos paradoxais. Por um lado, espera-se deles que contribuam para a tomada de decisões mais justas, rápidas e eficazes, graças à utilização de métodos, técnicas e conhecimentos que vão para além das intuições do simples cidadão. Por outro lado, exige-se que, no seu trabalho, esses profissionais não vão contra o senso comum nem contra as expectativas e valores dominantes da comunidade a que pertencem. Na cooperação entre estas duas ciências busca-se a simetria entre as relações humanas e a coisa legal, entendendo-se todo um conjunto de fatores comportamentais, sociais e individuais e analisar os aspectos legais, para então ser classificada e julgada, uma determinada conduta, pelo aparelho jurídico.
2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
RESPOSTA: Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e engajamento de áreas diversas, num trabalho conjunto, de interação entre si e com a
...